Guardavento.pt - a informatização para a Igreja em Portugal
2002-11-25 21:30:16

A diocese de Angra do Heroísmo tem vindo a desenvolver, de há 15 anos para cá, um projecto informático que utiliza já há algum tempo na sua administração interna e que neste momento está a ser estudado para ver da sua aplicabilidade ao resto das dioceses de Portugal.

A ser incrementado, o projecto Guardavento.pt promete revolucionar a gestão e a administração eclesial nacional.
Depois de terem feito uma apresentação à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) na última Assembleia Plenária, os responsáveis, engº Amaro Amaral e Cónego Jorge Reis, andaram durante a passada semana numa autêntica “maratona”, de norte a sul de Portugal, para tentar convencer os potenciais utilizadores do programa, párocos, consagrados e leigos das diversas dioceses, para as vantagens na utilização da aplicação.

No Algarve, a sessão de esclarecimento e demonstração que teve lugar no passado dia 21 de Novembro no Centro Social e Pastoral da diocese algarvia em Ferragudo, contou com a presença de cerca de 30 pessoas.
Segundo o Cónego Reis, a ideia surgiu aquando da necessidade de “fazer uma aplicação para a diocese de Angra para resolver o problema geográfico das distâncias entre ilhas e das fronteiras físicas do mar”.

Agora a questão ganhou outros contornos e para o Cónego Jorge Reis tornou-se imperativo “resolver a questão da informatização da Igreja em Portugal”. Para Amaro Amaral, o Guardavento.pt pretende responder à “necessidade de criação de uma aplicação de baixo custo com acesso facilitado e rápido, que contenha ferramentas que possam servir a todos”.

O Guardavento.pt, que nas dioceses será gerido centralmente por um administrador das respectivas cúrias diocesanas, funciona como um sistema de organização de multiutilizadores. No fundo é um sítio da Internet onde é colocada toda a informação sobre as estruturas eclesiais, com todas as dioceses devidamente informatizadas e ramificações que vão até às paróquias. Na prática, o que daqui resulta é uma rede interna de troca de informação e documentação para toda a Igreja em Portugal.
Externamente, a informação é filtrada para que só apareça ao público as informações que os administradores do sistema pretendem.

Desde Janeiro, o sítio www.guardavento.pt tem vindo a funcionar com grande participação das dioceses de Aveiro e Santarém que entretanto têm juntado esforços a Angra do Heroísmo na procura de melhorar a aplicação. Neste momento, para além de se poder ter acesso a detalhada informação sobre as dioceses e paróquias que as constituem, podem igualmente fazer-se pesquisas, consultas ou impressões de documentos episcopais, arquivo histórico, documentos do magistério e boletins paroquiais. Há igualmente já a funcionar um sistema de mensagens internas.

Para o início do próximo ano, está prevista a incrementação de grandes potencialidades ao projecto que permitirão a transformação da gestão e administração nos cartórios paroquiais. De facto, os párocos poderão passar a fazer gestão dos seus paroquianos de uma forma muito mais prática, rápida e acessível. Por exemplo para a administração de sacramentos, a organização, a troca de informações e documentação inter-paroquialmente será feita como muito mais eficácia. O programa permitirá aos párocos fazerem on-line migrações de paroquianos, de famílias, pedirem requisições comprovativas da realização de sacramentos, listagens de profissões, terem acesso a gráficos, fazerem agrupamentos por ruas ou zonas, etc. A paróquia poderá ainda organizar processos em relação com a cúria diocesana. Os sacerdotes poderão igualmente gerir toda a catequese das suas comunidades, assim como os grupos de jovens, de adultos, movimentos, ou qualquer outra associação de fiéis.

Para além destas novidades será também criado um espaço para a imprensa diocesana e incluído um roteiro e inventário de arte sacra das paróquias.
A contabilidade paroquial e diocesana também está nos horizontes dos programadores que estão neste momento a preparar um módulo que será compatível com o Plano Oficial de Contas.

Para os responsáveis pelo projecto Guardavento.pt as principais vantagens desta aplicação são o facto de “estar sempre actualizada” e “não necessitar de software compatível”, uma vez que funciona na Internet. A economia de custos a nível nacional também é outra das mais valias apontadas nesta solução.
Em termos de custos para as dioceses este investimento corresponderá a uma mensalidade de 100 euros enquanto para as paróquias irão pagar cinco euros mensais por cada utilizador.