VATICANO À ESPERA DE NOVOS CARDEAIS
2001-01-14 13:55:40

O papa João Paulo II pode anunciar hoje a lista de 30 novos cardeais católicos, que deve incluir os portugueses D. José Policarpo, patriarca de Lisboa, e D. José Saraiva Martins, actual prefeito da Congregação para a Causa dos Santos.

. A entrega dos novos anéis cardinalícios realizar-se-á no Consistório - nome dado a esta cerimónia específica - que, atendendo às formalidades tradicionais, deverá ocorrer a 21 de Fevereiro próximo em Roma, ou seja, um mês depois da sua convocação. A concretizarem-se as duas nomeações previstas, esta será a primeira vez que Portugal volta a ter dois cardeais depois do Concílio Vaticano II na década de 60. D. José Policarpo e D. José Saraiva Martins, uma vez elevados a cardeais, vão ocupar lugares deixados vagos no Colégio Eleitoral do Vaticano pelos membros que já completaram 80 anos. Desta forma, quando chegar a vez de eleger o sucessor de JoSo Paulo II, a igreja católica portuguesa terá direito a dois votos. Actualmente, o colégio cardinalício é constituído por 141 elementos, dos quais apenas 97 não são ainda octogenários. Destes, existem dois que celebrarão o seu 80º aniversário até 21 de Fevereiro deste ano. De acordo com uma regra determinada pelo falecido papa Paulo VI, o número de eleitores para a escolha de um novo papa deve ser de 120, o que cria a necessidade de preenchimento de pelo menos 25 lugares cardinalícios. Este será o oitavo consistório convocado por JoSo Paulo II desde o início do seu pontificado em 1978. No decurso dos sete precedentes o papa elevou à dignidade de cardeal 157 prelados, dos quais 117 ainda são hoje vivos. Entre estes, 86 têm menos de 80 anos.

À imagem do Papa

Com as novas nomeações, o próximo conclave destinado a eleger o sucessor de João Paulo II terá naturalmente a marca do actual papa, já que se chegará a uma situação em que 90 por cento dos eleitores ascenderam a essa categoria por escolha sua. O colégio cardinalício tem elementos de 56 países, mas nos membros com direito a voto estão representadas 48 nacionalidades diferentes. A Europa tem 45 cardeais-eleitores, dos quais 17 são italianos. Dezasseis são da América Latina, 12 de África, 11 da América do Norte, nove da Ásia e quatro da Oceânia. No que diz respeito à composição por idades, quatro têm menos de 60 anos, 23 têm entre 61 e 70 anos, 31 têm entre 71 e 75 anos e 39 entre 76 e 80 anos. Assim, quase dois terços do corpo eleitoral é septuagenário. O mais jovem cardeal é o bósnio Vinko Puljic, com 55 anos, e o mais idoso é o italiano Corrado Bafil, de 97 anos. Os novos nomes que se espera sejam anunciados hoje são considerados os primeiros "príncipes da Igreja" do terceiro milénio.

Fonte CM