Igreja quer ajudar imigrantes
2002-11-24 10:18:30

O bispo de Aveiro, D. António Marcelino, admitiu, ontem, que o Estado não pode resolver com a celeridade desejada os problemas dos imigrantes e reiterou a disponibilidade da Igreja para ajudar nessa tarefa.

"Alguns dizem que o Estado pode fazer mais pelo bem-estar dos imigrantes, outros acham que não, outros ainda acham que o pode fazer gradualmente. Esta última hipótese parece-me a melhor. Quem está a governar não o pode fazer só com o coração, mas também com
a cabeça", disse o prelado.
D. António Marcelino falava à margem de um encontro sobre imigração promovido pelo Secretariado Diocesano de Aveiro das Migrações e Turismo (SDAMT), tendo sublinhado que a Igreja Católica continua disponível para ajudar "mas não em conflito com Estado".

Para o bispo de Aveiro, os imigrantes de Leste são credores de especial carinho porque "já foram perseguidos durante tantos anos nas suas terras, sendo-o também pelas máfias que os trouxeram até nós".
O responsável pelo SDAMT, José Alves, disse-se esperançado que a legislação em preparação sobre os imigrantes seja "um pouco mais humana".
José Alves sublinhou que "apenas 4% da população portuguesa é constituída por imigrantes, enquanto que a Suíça tem 20%".
"O meu entendimento pode ser discutível, mas se calhar ainda há cá lugar para esta gente toda", disse, numa alusão a imigrantes que entraram clandestinamente no país e que agora enfrentam dificuldades para se legalizarem.

Fonte JN