Catecismo da Igreja Católica faz dez anos
2002-11-24 10:17:34

O Catecismo da Igreja Católica foi publicado há dez anos como um dos frutos mais amadurecidos da recepção dos conteúdos teológicos e pastorais do Concílio Vaticano II (1962-1965).
Destinava-se à revitalização da vida e da missão dos católicos, na Igreja e no Mundo, inspirando, cinco anos depois e por iniciativa da Congregação para o Clero, o Directório Geral para a Catequese, modelo dos catecismos que a Igreja publique ou venha a publicar em todo o Mundo, para cumprimento da sua missão evangelizadora.

É um texto de referência da doutrina católica, iluminado pelas Sagradas Escrituras, pela tradição apostólica e pelo magistério da Igreja.

Oferece a doutrina fundamental da fé cristã e é um instrumento de comunhão eclesial e de serviço à nova evangelização que João Paulo II não se cansa de propor como objectivo prioritário da Igreja Católica na actualidade.
Com o Catecismo da Igreja Católica e com o Directório Geral da Catequese, a Igreja Católica tem boas razões para avançar para uma catequese renovada e vigorosa, investindo no presente e no futuro, desde que não a entenda como tempo e modo de acompanhar apenas as crianças, mas a alargue a adolescentes, jovens e adultos, numa efectiva educação permanente da fé, para que todos estejam sempre prontos a dar razões da esperança que os anima.

Para lembrar os dez anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, realizou-se, em Roma, no passado mês de Outubro, um Congresso Catequético Internacional , no qual, e em jeito de balanço, se repetiu que aquele Catecismo não é um livro de investigação teológica, mas tão-só um enunciado da fé da Igreja Católica.
O Catecismo da Igreja Católica até pode decepcionar quem procure nele um novo sistema teológico ou hipóteses surpreendentes. Oferece apenas uma visão orgânica da totalidade da fé católica.

Recorde-se que na genese desse catecismo esteve o pedido do Sínodo dos Bispos, de 1985, e, para a sua redacção, participaram os bispos de todo o Mundo. A versão original, em Francês, surgiria em 1992 e, em 1997, a versão de referência, em Latim.

O cardeal de Viena (Áustria), Christoph Schoenborg, foi o coordenador da redacção do Catecismo da Igreja Católica e entende que, ainda hoje, dá boa conta da fé católica na diversidade das línguas e das culturas.
O cardeal austríiaco também firma que o Catecismo da Igreja Católica, dez anos depois da sua publicação, continua a ser "um magnífico instrumento para o grande projecto da nova evangelização».
No Congresso Internacional, realizado em Roma, surgiu ainda a convicção de que o Catecismo ficará letra morta se não for acompanhado com um processo de iniciação na fé, que implica o anúncio claro daquilo em que se acredita, em quem se acredita e como isso transforma a vida dos catequizandos.

Hoje, é cada vez mais claro que a missão catequética da Igreja não escolhe idades. Até há pouco, o objectivo centrava-se na educação cristã das crianças, mas agora os resultados só se obtêm com uma aposta decidida em todas as idades, com a diversidade de pedagogias e metodologias adequadas aos destinatários, sendo de realçar a prática, sobretudo para jovens e adultos, do catecumenado, na convicção de que ninguém será capaz de evangelizar sem ser evangelizado.

Fonte JN