paroquias.org
 

Notícias






TEXTOS DAS CONFERÊNCIAS DAS JORNADAS DO MMF
2002-11-21 22:20:27

MARIA, FILHA DE SIÃO (E O RESTO DE ISRAEL)

Fátima, 21 de Novembro de 2002

1. Maria e o Antigo Testamento

A chave de leitura cristã da Bíblia é o Mistério Pascal. Só é possível olhar o Antigo Testamento em perspectiva mariana partindo da contemplação do Mistério de Jesus Cristo.


2. Os textos mais importantes da "Filha de Sião"

Sof 3,14-17

Do círculo dos profetas do séc. VIII a.C., Sofonias desenvolve na 3" parte do livro a promessa de restauração (3,9-20). Nos vv. 12-13 começa por afirmar as características do Resto de Israel: pobre, humilde, e que pratica a justiça e a verdade. Os vv. 14-18 evocam a imagem da Filha de Sião num contexto esponsal, concluindo os vv. 18-20 com a glorificação de Israel e a reunião dos dispersos.

Miq 5, 1-3

Precedido pela jubilosa proclamação da reunião de todos os povos em Sião (cfr. Is 2), Miqueias anuncia o nascimento iminente daquele que será o libertador da Assíria, e o Resto voltará a reunir-se junto de seus irmãos sob a senhoria daquele que permanecerá firme e cujo nome é Paz.

Zac 9,9-10

A Filha de Sião é convidada a exprimir a sua exultação pela vinda do Rei Pacífico, para proclamar a paz em toda a terra, num ambiente marcado de expectativa apocalíptica.

3. Maria, Virgem Filha de Sião?

Anúncio do nascimento de Jesus (Mt 1,18-25) - 26 Ao sexto mês, o anjo Gabrie1 foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria.
28 Ao entrar em casa dela, o anjo disse-Ihe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» 29 Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. 30 Disse-Ihe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. 31 Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32 Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-Ihe o trono de seu pai David, 33 reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.»
34 Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» 35 O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. 36 Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, 37 porque nada é impossível a Deus.» 38 Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

Visita de Maria a Isabel - 39 Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Então, erguendo a voz; exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43 E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? 44 Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu selo. 45 Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.»

Cântico de Maria - 46 Maria disse, então:
«A minha alma glorifica o Senhor
47 e o meu espírito se alegra em Deus meu
Salvador.
48 Porque pôs os olhos na humildade da sua serva.
De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada
Todas as gerações.
49*O Todo-poderoso fez em mim maravilhas.
Santo é o seu nome.
50*A sua misericórdia se estende de geração em
geração
sobre aqueles que o temem.
51* Manifestou o poder do seu braço
e dispersou os soberbos.
52 Derrubou os poderosos de seus tronos
e exaltou os humildes.
53*Aos famintos encheu de bens
e aos ricos despediu de mãos vazias.
54*Acolheu a Israel, seu servo,
lembrado da sua misericórdia,
55*como tinha prometido a nossos pais,
a Abraão e à sua descendência para sempre.»
56*Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois
regressou a casa.

(texto da Nova Bíblia dos Capuchinhos)

3.1. A concepção virginal de Jesus como tema dominante do relato da Anunciação.
3.2. Como será isto se eu não conheço homem?
3.3. Maria, a Serva do Senhor.
3.4. Simbolismo e Tipologia no acesso a Maria nas Escrituras.
3.5. Maria e os Pobres de Jahvé (os anawim).

4. Síntese: A Sagrada Escritura e Maria: da manifestação do Messias à comunidade messiânica.

Pe. Robson Cruz


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia