paroquias.org
 

Notícias






Ajudar a Morrer com Dignidade
2002-11-18 19:34:02

Por iniciativa do ISCRA (Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro), vai realizar-se uma acção de formação, denominada “Ajudar a Morrer com Dignidade”, nos dias 22, 29, 23 e 30 de Novembro. As sessões decorrem no auditório do Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro, e as inscrições devem ser feitas até 10 de Novembro, mediante o pagamento de 50 euros, ou 55 após essa data.

Para os estudantes haverá uma redução de 50 por cento, pagando os Voluntários e pessoas ligadas à Pastoral da Saúde apenas 10 euros.
Esta acção de formação destina-se a médicos, enfermeiros, paramédicos e técnicos de saúde e, ainda, técnicos de serviço social, voluntários do hospital, professores de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica), professores e investigadores de biologia, padres e diáconos, estudantes das áreas referidas anteriormente e pessoas interessadas no tema.
Nos dias 22 e 23 de Novembro, intervirá como prelector o Dr. Eduardo Carqueja, especialista com experiência profissional em psicooncologia e com doentes da unidade da dor. Em 29 do mesmo mês, o Dr. Rogério Leitão, chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Infante D. Pedro e presidente da ADAV-Associação de Defesa e Apoio à Vida, falará da sua experiência com inúmeros doentes ao longo da sua carreira profissional. No dia 30, também de Novembro, será a vez do Dr. Vasco Pinto Magalhães, licenciado em Teologia Espiritual e professor em Coimbra, abordar questões relacionadas com a sua especialidade.
Esta acção de formação tem como objectivo principal promover uma reflexão e um diálogo sobre as principais questões relacionadas com a morte, numa perspectiva pluridisciplinar e pela abordagem do tema, dentro da complexidade de questões que ele envolve, nomeadamente de ordem científica, ética, religiosa, humana, social e cultural.
O ISCRA sabe que é cada vez maior o número de pessoas que morre nos hospitais, contrariamente ao que acontecia há poucos anos, o que leva à necessidade de formar profissionais e outras pessoas para lidarem com os doentes e seus familiares da forma mais ajustada.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia