Santa Sé defende liberdade religiosa
2002-11-12 21:27:18

A Santa Sé fez um apelo à comunidade internacional a favor das comunidades religiosas perseguidas, independentemente do seu credo, ao mesmo tempo que recusava terminantemente o recurso à violência em nome da religião.

Esta mensagem foi apresentada pelo observador permanente da Santa Sé na ONU, arcebispo Renato Martino, na sua intervenção da passada sexta-feira, 8 de Novembro, perante o comité da Assembleia Geral das Nações Unidas, que se encontrava a debater a questão dos direitos humanos.

“Entre as liberdades fundamentais, a Igreja deve defender em primeiro lugar a liberdade religiosa. O direito à liberdade religiosa está intimamente ligada a outros direitos fundamentais, de tal modo que se pode dizer que ela é a pedra de toque para a observância dos outros direitos”, afirmou o Arcebispo Martino.

O representante da Santa Sé concluiu lançando mais um apelo, referindo que todas as pessoas do mundo estão “escandalizadas “ pelas profundas divisões que provocam a “destruição da vida humana em nome da religião”, e que por isso “todos os homens e mulheres de Fé, em qualquer parte do mundo, devem empenhar-se corajosamente em construir caminhos que levem à paz, tolerância e entendimento.”