paroquias.org
 

Notícias






Preito ao padre Abel Varzim assume dimensão nacional
2000-08-16 21:37:44

Presidente da República presente na homenagem a um activista do movimento operário católico e padre incómodo para o Salazarismo


Dava tudo o que tinha aos outros. Dava até a própria roupa pessoal, conforme afirmava há poucos anos alguém que foi responsável por serviços domésticos numa casa comunitária onde o padre Abel Varzim residiu, durante um período da sua vida.
"Não há um dia de sossego, meu Deus! Sempre a miséria a rondar-me a porta... e eu sem lhes poder valer!". São palavras de Abel Varzim, recolhidas das páginas do seu "Diário".
Logo, à tarde, o Presidente da República, Jorge Sampaio, vai inaugurar o Centro Social, Cultural e Recreativo Abel Varzim, dando a esta cerimónia um cunho de homenagem nacional ao padre que se notabilizou como figura de "resistente" (no seio da Acção Católica) à norma e aos objectivos da política social do Estado Novo.

Pensamento actual
Jorge Sampaio desloca-se à terra natal de Abel Varzim - Cristelo (Barcelos) -, para descerrar uma lápide na instituição que este padre teria certamente gostado de ver concluída em vida: um centro social capaz de servir crianças, jovens e idosos da população local e das freguesias circunvizinhas.
A robustez e a actualidade do pensamento do padre Abel Varzim fervilha ainda em inúmeros textos que publicou em jornais (só no JN, a sua colaboração estendeu-se de 1942 a 1944), muitos dos quais enriquecem a antologia "Abel Varzim - Entre o ideal e o possível", que cobre o período de 1928 a 1964.
Esta obra, da responsabilidade do "Fórum Abel Varzim - Desenvolvimento e Solaridade", está dividida em três capítulos, que os mentores da publicação consideram corresponder aos grandes momentos do seu percurso, a saber: os anos que viveu na Bélgica (1930-1934), o período em que colaborou activamente na obra corporativa do Estado Novo (1934-1942) e o "período do desencanto", cujo início coincidiu com o seu afastamento da Assembleia Nacional (ver texto abaixo).

Homenagem nacional
Logo, depois de uma romagem ao cemitério onde jazem os restos mortais do padre Abel Varzim, o Presidente da República descerrará uma lápide comemorativa no Centro Social que tem o nome do homenageado, cerimónia que será seguida da benção do edifício pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.
Jorge Sampaio e as individualidades presentes visitarão depois as várias dependências do Centro Social. Antes da sessão solene, onde o chefe do Estado proferirá um discurso, haverá ainda a inauguração de uma exposição fotográfica alusiva à vida e obra de Abel Varzim.
Prevê-se que, no próximo ano lectivo, o centro abranja as seguintes valências: uma creche (35 bebés, dos 4 aos 36 meses); um jardim de infância (46 crianças, dos 3 aos 6 anos); Actividades dos Tempos Livres (40 crianças, dos 6 aos 10 anos); Centro de Dia (30 idosos); Internamento Temporário (quatro pessoas) e Atendimento ao Domicílio (de cinco a sete idosos, na fase inicial).

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia