paroquias.org
 

Notícias






Veteranos de Guerra aos milhares em Fátima
2002-10-20 20:10:02

O Santuário de Fátima recebeu hoje, dia 20, dezenas de milhar de Veteranos de Guerra, que escolheram a Cova da Iria para assinalar o Dia Nacional do Combatente.
Do programa das comemorações constava uma concentração, às 10h00, junto à Cruz Alta (Praça Pio XII), participação na Missa Internacional das 11h00 e confraternização, durante a tarde, nos parques do Santuário.


À primeira vista parece contraditório, escolher um local, como Fátima, onde Nossa Senhora veio, em 1917, pedir orações pelo fim da guerra, para comemorar o Dia Nacional do Combatente.
Mas, depois de contactar com bastantes veteranos pode-se constatar que a sua vinda a Fátima, não foi para fazer reivindicações, nem protestos, mas para dizer a todo o país que os «veteranos de guerra não esquecem aqueles que tombaram durante a Guerra Colonial», disse o porta-voz de imprensa da Associação Nacional de Veteranos de Guerra.
A mesma fonte declarou, que «apenas queremos rezar por aqueles que já não estão no reino dos vivos, e dizer aos nossos governantes que, se até ao fim do mês, eles não cumprirem as suas promessas eleitorais, partiremos para outras formas de luta».
Na verdade, a sua presença no Recinto de Oração foi ordeira e participativa. Os veteranos de guerra rezaram, desfilaram com as suas antigas fardas e insígnias militares, empunharam com orgulho as bandeiras e os pendões dos seus batalhões e companhias.
Junto do altar da eucaristia depositaram, no ofertório, uma coroa de flores e uma bandeira nacional. No lado esquerdo, um pelotão do exército em posição de guarda de honra, do lado direito três militares com os seus clarinetes, tocaram após a consagração do pão e do vinho em sinal de homenagem ao Rei dos Reis e Senhor dos Exércitos que é Jesus Cristo.

Sérgio Carvalho


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia