CAPELÃES PREOCUPADOS COM FUTURO DOS MILITARES
2002-10-19 14:54:14

D. Januário Torgal, bispo da Diocese das Forças Armadas e Segurança, expressou ontem ao CM a preocupação dos capelães “com o presente e o futuro das mulheres e homens militares”.

Na celebração do Dia da Diocese que reuniu os capelães na Base Aérea n.º 1, em Sintra, D. Januário destacou “a preocupação pela instabilidade que ainda não está totalmente curada”. Aquando da Celebração Eucarística na igreja da Base Aérea o bispo da sociedade castrense não quis deixar de rezar pelo jovem militar desaparecido, na sequência do atentado em Bali (Indonésia) bem como pelos familiares.

Retratando a actividade eclesiástica e militar dos capelães, D. Januário Torgal sublinhou: “Não fazemos política, nunca fomos poder político nem nunca seremos. O nosso objectivo é servir na Lei da cidade do Estado as convicções de todos, procurando prestar um serviço espiritual e público de cultura e bem-estar”.

No âmbito das celebrações, os cerca de 50 capelães efectuaram ao início da manhã uma meditação sobre a “A relação do Padre com a Igreja e com o mundo”. E durante a tarde traçaram as linhas fundamentais no Plano Pastoral, terminando o dia com uma reunião do Conselho de Serviço da estrutura colegial dos representantes dos capelães.
O patrono dos capelães militares é S. João de Capristano, que liturgicamente é celebrado a 23 de Outubro.

Devido a necessidades de agenda do Bispo da Diocese a festa foi ontem realizada, reunindo os capelães da Diocese que se associarão aos 25 anos de sacerdócio do Padre António Oliveira, Capelão Chefe da Força Aérea.

Fonte CM