Patriarca romeno no Vaticano
2002-10-14 20:39:06

O Papa João Paulo II e o patriarca dos ortodoxos romenos juntaram-se, ontem, na Basílica de S. Pedro pedindo maior determinação para acabar com a tensão que divide as duas igrejas há mais de mil anos.

As más relações existentes entre os católicos leais ao Papa e os seguidores dos ortodoxos na Rússia impediram que João Paulo II realizasse um dos maiores sonhos do seu papado, viajar até Moscovo. Mas o serviço religioso de ontem, realizado conjuntamente com o patriarca romeno Teoctist, na basílica de São Pedro, onde ambos leram homílias, foi um testemunho dos avanços conseguidos para a prossecução de outro objectivo: acabar com a cisão entre as duas igrejas.

A Roménia foi, em 1999, o primeiro país predominantemente ortodoxo que João Paulo II visitou durante as suas viagenspapais. A viagem até Moscovo foi evitada por João Paulo devido à existência de um forte ambiente de tensão entre Católicos e Ortodoxos, agravado com as tentativas de fortalecer uma e outra igreja quando a liberdade religiosa foi restaurada depois da queda do comunismo no bloco Soviético.

Fonte Público