paroquias.org
 

Notícias






Bula papal achada 450 anos depois
2002-10-12 12:37:47

Um dos mais importantes documentos relativos à história da vila de Mogadouro acaba de ser descoberto. Trata-se da bula papal concedida à Santa Casa da Misericórdia local pelo Papa Pio IV, no seu primeiro ano de Pontificado, apurou o JN.

O documento, em carneira esticada, mede na face 64,5 cm e de altura mais de 90, emoldurado por motivos renascentistas. Datado de 1559, o registo encontra-se em avançado estado de degradação.
Dada a importância histórica da missiva, a Santa Casa da Misericórdia ordenou a tradução para língua portuguesa, tarefa nada fácil para o especialista que se encarregou da missão.

O documento agora vindo a público outorga a existência da referida instituição no século XVI, ao divulgar a autorização de funcionamento concedida pela mais alta personalidade eclesiástica da altura.

De acordo com Manuel Martins, responsável pelo trabalho de tradução, o documento está escrito num latim eclesiástico, pouco matemático ou científico, com muitas abreviaturas, por vezes de difícil identificação.
Estes obstáculos trouxeram dificuldades acrescidas à tarefa da tradução, juntando-se aos vários erros encontrados na cópia do original, talvez motivados pela dificuldade da sua escrita original. Independentemente das dificuldades encontradas, o trabalho lide
rado pelo tradutor foi concluído com êxito.

O estudioso Manuel Martins ignora a localização exacta da bula papal durante os últimos 450 anos, mas, segundo adianta, "dá a impressão, pelo seu aspecto exterior, do documento ter sido maltratado.
Possivelmente, esteve abandonado durante muitos anos na Capela da Misericórdia local e, muito mais tarde, nos arquivos do actual hospital".
O documento encontra-se dividido em duas partes: a primeira é constituída pela bula propriamente dita, enquanto que na segunda estão descritas as graças e indulgências que se podem ganhar em quase todos os dias do ano, com menção das festas, intermédios das
mesmas.
Segundo o JN apurou, dado o seu valor histórico, a bula vai agora ser posta à disposição dos irmãos da Santa Casa – e já devidamente traduzida.

Para já, na opinião de Manuel Martins " espera-se, da mesma maneira, que se tente junto das entidades competentes a possível recuperação do original da bula, pois o seu valor é considerável". Entretanto, é provável a existência de outro exemplar, talvez na Torre do Tombo, como era costume na época.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia