Desafios para o futuro
2002-10-12 12:27:08

O antigo arcebispo primaz de Braga, D. Eurico Dias Nogueira, um dos poucos bispos portugueses vivos que, há 40 anos, participaram activamente no Concílio Vaticano II, considera que, embora o Concílio não esteja ultrapassado é muito provável que, nos próximos 20 anos, se realize um novo concílio.

Sabendo-se que o Vaticano II foi essencialmente pastoral, é certo que as matérias discutidas (a mais visível foi a passagem da celebração da Eucaristia na língua de cada país em vez do Latim) não deverão sofrer grandes alterações numa próxima reunião magna.

Mas há novos temas e desafios que se colocam à Igreja cuja resolução passa pela realização de um concílio.

Para D. Eurico Dias Nogueira, há três questões fundamentais que terão obrigatoriamente de ser abordadas: o reforço da colegialidade, avanços efectivos no ecumenismo e uma aposta séria no diaconado permanente.
Mas há outras questões que o prelado considera obrigatórias: o celibato dos sacerdotes e a aceitação das mulheres no presbiterado.

Quanto à primeira, D. Eurico considera que, "mais década menos década, a Igreja Católica virá a permitir que o padre opte pelo celibato ou pelo casamento".

Quanto à questão das mulheres poderem vir a ser ordenadas, entende que se trata de um problema bastante mais complicado. "Há aqui questões teológicas de natureza dogmática que não é fácil ultrapassar, como o facto de Cristo não ter escolhido nenhuma mulher para o grupo dos apóstolos. No entanto, estou convencido que, no futuro, os teólogos terão de encontrar uma solução para o caso", sublinhou o prelado.

Fonte CM