Uma «Primavera inesperada» no caminho de Angelo Roncalli
2002-10-12 12:08:58

Angelo Giuseppe Roncalli chegou tardiamente, aos 77 anos, à chefia da Igreja Católica, mas não perdeu tempo. A 25 de Janeiro de 1959, três meses apenas após ter sido eleito, convoca a realização do concílio ecuménico Vaticano II, que perspectivava como «uma flor espontânea de uma Primavera inesperada», um «raio de luz celestial».

Na manhã de 11 de Outubro de 1962 acolheu 2500 bispos oriundos de todo o mundo, que, em procissão, se dirigiram para a basílica do Vaticano entoando cânticos. O seu discurso inicial intitulava-se Gaudet Mater Ecclesia.

A última vez que o Concílio viu e ouviu João XXIII, que ficará para a História como o «Papa Bom», foi a 8 de Dezembro de 1962. As suas últimas palavras, cheias de significados, foram atentamente escutadas: «Ainda há um longo caminho a percorrer, mas vocês sabem que o Pastor Supremo vos seguirá com afecto na acção pastoral que desenvolverão em cada uma das vossas dioceses. Esperam-nos, certamente, grandes responsabilidades, mas Deus apoiar-nos-á no caminho.»

Roncali, que nascera em 1881 e fora ordenado sacerdote em 1904, assumindo em 1953 o cargo de arcebispo de Veneza, morreu no dia 3 de Junho de 1963.

Fonte DN