Três documentos da Comissão Teológica Internacional
2002-10-10 21:14:13

"Comunhão e Intendência - Pessoas humanas criadas à imagem de Deus"; "Aceitar Deus que se revela a si mesmo" e "Diaconado: evolução e perspectivas" foram os três documentos aprovados na última reunião do quinquénio da Comissão Teológica Internacional (CTI), realizada em Roma, de 30 de Setembro a 4 de Outubro.

Sobre o texto do "Diaconado: evolução e perspectivas", o doutor Noronha Galvão, professor da Universidade Católica Portuguesa e membro da CTI, em declarações à Agência ECCLESIA, disse que este documento aborda várias épocas do diaconado, dos tempos da Igreja antiga até aos dias de hoje. Uma perspectiva histórica onde está incluído o desaparecimento do exercício deste ministério ordenado (há cerca de 1000 anos) e o seu restabelecimento pelo Vaticano II., tendo-se também dado atenção ao papel desempenhado pelas “diaconisas” nos tempos antigos. Aos diáconos estava reservado um papel "litúrgico, da palavra e de caridade em comunhão com o bispo e o seu presbitério", enquanto que às diaconisas eram destinadas funções auxiliares, sobretudo no baptismo das mulheres. Convém recordar que apesar de serem chamadas diaconisas, afirma o doutor Noronha Galvão, "não estavam integradas no sacramento da Ordem". Sobre a hipótese do diaconado ser exercido por mulheres nos tempos actuais, o doutor Noronha Galvão refere que "o assunto aguarda presentemente uma intervenção do magistério da Igreja".
A questão da criação é a temática central do documento "Comunhão e Intendência (as pessoas como intendentes de Deus no Mundo). Pessoas humanas criadas à imagem de Deus". Para o membro português desta comissão que colabora com a Congregação para a Doutrina da Fé, o documento aborda, essencialmente, as responsabilidades do homem perante a criação, com relevância para a vida humana. Uma reflexão teológica onde as questões ecológicas e da procriação estão presentes.
O diálogo entre a fé cristã e a cultura é o pano de fundo do documento "Aceitar Deus que se revela a si mesmo". "Na sua revelação, Deus dirige-se sempre a pessoas que têm a sua cultura, o que é fundamental para se entender o verdadeiro sentido da própria revelação" - finalizou o doutor Noronha Galvão, que completou este ano 15 anos na Comissão Teológica Internacional.