paroquias.org
 

Notícias






Patriarca de Lisboa pede Legislação ao Estado para defesa da Instituição Familiar
2002-10-10 21:09:55

“Esperamos do Estado, que defenda e construa uma visão unificadora da base antropológica e da estrutura cultural e institucional da família” . As palavras são de D. José Policarpo no discurso de abertura do Congresso Nacional da Família que hoje se iniciou, no auditório da Culturgest, em Lisboa. Na presença do Ministro da Segurança Social e do Trabalho, Bagão Félix, o Patriarca de Lisboa afirmava que para esta tarefa de defesa e construção “muito contribuirá a actividade Legislativa que tem como alvo a família”.

No final da cerimónia da abertura, Bagão Félix respondia ao repto do Cardeal Patriarca com as propostas do Orçamento de Estado para 2003. Como exemplo o Ministro da Segurança Social e do Trabalho referiu o caso do aumento da dedução da colecta de IRS dos ascendentes que vivem em casa dos filhos. “Há um aumento significativo no caso dos filhos acolherem na sua casa os pais em detrimento daqueles que vão para lares”, afirmou.
Para Bagão Félix “o Estado não pode fazer tudo, mas não pode dar sinais contraditórios que suscitem a desagregação da instituição familiar”. Com o objectivo de coordenar as políticas sectoriais da família vai ser criado um novo Cargo. Margarida Gonçalves Neto vai ser a Coordenadora Nacional para os Assuntos da Família. Vai chefiar a Comissão Nacional da Família onde estarão departamentos ministeriais, organismos da sociedade civil e parceiros sociais. Terá, ainda, sob sua responsabilidade o Observatório para os Assuntos da Família. Para Bagão Félix este novo cargo funcionará “como um lobby da família na administração pública e na estrutura do Governo”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia