Diocese de Coimbra vai formar leigos para suprir falta de candidatos ao sacerdócio
2002-10-07 20:43:28

A falta de candidatos à carreira religiosa levou a Diocese de Coimbra a promover a formação de leigos, de modo a possibilitar a não sacerdotes a realização de tarefas que eram até agora da competência exclusiva dos padres.

Essa tarefa, que vai ser iniciada em Coimbra e Oliveira do Hospital e posteriormente alargada a Pombal, será desenvolvida por uma escola diocesana para leigos, disse o padre António Pedro Santos, responsável pelo Santuário do Divino Senhor, em Miranda do Corvo, distrito de Coimbra.
Neste templo vai ser apresentado domingo, pelo bispo de Coimbra, D. António Cleto, o plano pastoral da diocese coimbrã para os próximos cinco anos, onde se inclui a promoção da formação de leigos.
"O grande objectivo do Plano Diocesano de Pastoral (PDP) é semear a palavra de Deus", disse à Lusa o sacerdote católico, justificando a necessidade de "preparar os semeadores" através da Escola de Formação de Leigos.

O anfitrião do bispo de Coimbra adiantou que o PDP, cuja consagração pública vai decorrer domingo, prevê "ajudar a família", "evangelizar os pobres", "servir os que mais sofrem" e "fomentar o diálogo entre a fé e a cultura".
A Escola de Leigos constitui "um convite aos católicos" da diocese a realizar tarefas religiosas que ao longo dos séculos foram exclusivamente da competência dos padres.
Depois da consagração do Plano de Pastoral, e de acordo com a vontade de D. Albino Cleto, "segue-se a realização de gestos semelhantes nas regiões e paróquias" da Diocese de Coimbra, para melhor divulgar e concretizar os seus objectivos até 2007.
"Está a ser reconhecido ao Senhor da Serra uma estratégia de pastoral dentro da própria diocese", disse o padre Pedro Santos à Lusa, congratulando-se com o facto de o bispo ter escolhido o santuário para a consagração do PDP.

As honras ao Divino Senhor da Serra, cuja romaria se realiza todos os anos em meados de Agosto, remontam pelo menos a 1655, data em que foi erguida a antiga ermida pelas monjas do Convento de Semide.
O actual santuário, que domina a paisagem, do alto das serranias do triângulo Coimbra-Miranda do Corvo-Lousã, foi construído no início do século XX, tendo crescido em seu redor a aldeia do Senhor da Serra.

A povoação foi visitada há duas semanas pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, que inaugurou uma estátua em homenagem a Ferrer Correia, reitor honorário da Universidade de Coimbra. Ferrer Correia, que foi também presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, é natural do Senhor da Serra.

Fonte Público