Festas da Nossa Senhora da Graça em Almoçageme
2002-10-04 21:33:11

As festas em Honra da Nossa Senhora da Graça voltam hoje a Almoçageme, concelho de Sintra, com a realização da tradicional procissão e a entrega de uma vitela como primeiro prémio de um sorteio. A tradição remonta a 1758 quando os habitantes de Almoçageme, na freguesia de Colares, empenhados na construção de uma igreja meteram mãos à obra e começaram a juntar o dinheiro das esmolas.

O culto, celebrado no primeiro domingo de Outubro, nascia dez anos depois, com a celebração da primeira missa a 15 de Agosto e o compromisso dos habitantes da povoação de administrar a igreja e concluir as obras em falta, uns meses mais tarde. Com o objectivo de manter a tradição com 234 anos de existência, a Comissão de Festas 2002 organizou um conjunto de festejos, até terça-feira, cujos lucros revertem a favor da construção de um centro de dia.

"As características principais dos festejos são a procissão, o espectáculo de fogo de artifício e, para não variar, as cavalhadas, um jogo normalmente realizado por crianças e adultos dos sexo masculino, que consiste em retirar, sempre em circulação, com uma seta de madeira uma argola de uma gaiola, sem a deixar cair no chão até o jogo acabar", explicou Ana Subtil dos Reis, da comissão de festas. Os prémios são neste caso ofertas da população da aldeia tão variadas como coelhos, cebolas, frutas e vinho.

De acordo com a organizadora, a procissão terá lugar no domingo com 10 andores que serão guardados pelos Bombeiros Voluntários de Almoçageme ao som da música da Banda da Sociedade Recreativa Musical do local, ao passo que as cavalhadas decorrerão no último dia das comemorações. No Domingo, será a vez do fogo de artifício, de bailes e concertos animarem a população. As Festas em Honra da Nossa Senhora da Graça encerram o ano agrícola e o fim da época estival desde 1768. "Desde essa época até aos nossos dias, determinados rituais sofreram alterações, outros perderam-se, mas os principais mantêm-se, com a graça da Senhora", refere a organizadora.

Fonte Público