Uma semana da educação cristã - para quê?
2002-10-01 22:02:05

A Comissão Episcopal da Educação Cristã alerta-nos, em cada ano, para esta iniciativa, a realizar nos primeiros dias de Outubro, coincidindo com os primeiros dias do ano escolar e com o início do ano de catequese.

A localização neste tempo específico traduz o primeiro objectivo da Semana: alertar para o começo de uma etapa educativa, em que a aproximação sistemática à mensagem de Jesus e os valores dela decorrentes assumem um papel de relevo.
Esta é também a ocasião de se propor a todos os educadores uma temática, que brote do cerne da Revelação, e que polarize as iniciativas a desenvolver, seja a nível local, seja a nível diocesano ou mesmo nacional.

Para a Semana que vai decorrer de 6 a 13 de Outubro, o tema é este: Educação Cristã dos Filhos - Desafio à Família. O sacramento do Matrimónio é apresentado como um verdadeiro ministério (serviço) à educação, que começa com o testemunho dos pais: como proclamação eloquente do anúncio, como comunicação da experiência sacramental, como laboratório da vida de caridade.
Direito-dever educativo essencial, original e primário, insubstituível e inalienável dos pais, do seu exercício depende o futuro da humanidade, porque “da família depende o futuro do homem”.
Apesar de alguns justos motivos de omissão por parte dos pais, acontece em muitas circunstâncias sobretudo a incúria ou mesmo o falso respeito pela liberdade religiosa dos filhos. De qualquer modo, não se justifica o alheamento dos pais; antes, nos nossos tempos, se torna mais premente a sua obrigação de encontrar recursos que supram as suas deficiências educativas.

A proposta da Comissão Episcopal deve tornar-se a ocasião de cada paróquia, cada escola, organizar um conjunto de actividades, dirigidas aos pais, professores ou outros agentes e educandos. Para começar, divulgando o texto da nota pastoral.
A partir da temática proposta, é perfeitamente possível organizar momentos de reflexão. O próprio texto da mensagem pode utilizar-se para motivar a reunião. O Pároco, ou os Catequistas, podem organizar painéis, conferências, simples reuniões, com as famílias em geral ou com os pais dos catequizandos dos diversos anos. Ainda na perspectiva da Catequese, podem desencadear-se iniciativas de oração nas famílias, de vivência celebrativa comum de pais e filhos, de acções de solidariedade conjuntas face a necessidades conhecidas da vizinhança, ou seja, propor comunicação dos pais com os filhos na caminhada conjunta da fé. Seria também de equacionar a possibilidade de se aproveitar a semana para um contacto explícito dos Catequistas com as Famílias, num intercâmbio sadio de preocupações educativas.
Outra vertente da Educação Cristã é a Educação Moral e Religiosa Católica. A presença da Igreja na Escola do Estado não é um privilégio concedido à Igreja; é, antes, um serviço que a (s) Igreja (s) presta (m) à Educação, uma cooperação com as Famílias e um apoio ao próprio Estado, para que cumpra a sua obrigação de ajudar os Pais na educação dos Filhos, segundo as suas convicções e escolhas morais e religiosas. Também aí, porventura com mais facilidade, os Conselhos Executivos, os Professores, de Educação Moral ou outros, podem organizar sessões de estudo e reflexão sobre a temática, para a Comunidade educativa, para sectores específicos (Pais, Associações, Alunos...); podem desencadear iniciativas de aproximação às Famílias, para promover uma relação amável, participativa e corresponsável, sempre difícil de alcançar; podem trabalhar a temática em áreas diversas e/ou em interdisciplinaridade, fazendo diagnósticos da situação, elaborando textos, exprimindo os resultados em comunicação à Comunidade educativa.

A presença nos meios de comunicação locais - jornais, rádios... -, por parte de educadores e de educandos, é também uma maneira de fazer passar a mensagem, tanto mais que pode revestir a forma de testemunho, porventura dialogado, dos vários intervenientes no processo educativo.
Este ano, face às ambiguidades e adversidades da legislação a respeito da leccionação da disciplina de Educação Moral no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a Semana é um espaço adequado para se fazer a consciencialização às Famílias sobre os seus deveres e direitos educativos, para desencadear manifestações claras, dos Pais e Encarregados de Educação, sobre as suas opções.
Fazer eco destas problemáticas na sociedade civil, no seio das suas forças vivas é um precioso contributo à causa da Educação.

Aos Serviços Diocesanos destes sectores - Catequese e EMRC - fica aberto um campo vastíssimo para estimular, ou organizar mesmo a nível mais amplo, quanto acima se sugere. Em âmbito nacional, a realização do Congresso da Família e a Peregrinação a Fátima das Famílias Portuguesas são dois acontecimentos mobilizadores importantes. “O património mais valioso é, sem dúvida, a educação. Leguemos essa herança preciosa aos vindouros.” Não lhes faz falta apenas um horizonte económico, cultural e social desanuviado. Um horizonte educativo com valores, e com os valores cristãos como proposta, é condição de futuro esperançoso.

P. Querubim José
Director do SNEC