Igreja de Cedofeita com vala por tapar
2002-09-26 21:34:53

Há mais de dois meses que a vala que rodeia a igreja românica de Cedofeita, no Porto, deveria ter sido tapada. Com seis metros de comprimento e metro e meio de largura, foi aberta há quase dois anos, no decurso das obras de reconstrução da rede de esgotos daquela zona.

"Dentro de um mês, a obra poderá estar concluída", informava, há três meses atrás, o responsável pelo departamento municipal de infra-estruturas e ocupação da via pública. Até ao momento, contudo, não há indícios de retoma dos trabalhos de construção civil.

Na origem das obras esteve um pedido feito à Câmara do Porto, pela paróquia e por alguns vizinhos, prejudicados pelas inundações frequentes. "Quando chove um pouco, a àgua acumula-se à volta da igreja, chega a atingir um metro de altura, e entra dentro do templo" indicou o pároco de Cedofeita, cónego Orlando Costa.

Dois anos depois do início das obras, não só a questão da drenagem das águas pluviais ainda não foi resolvida, como, quando chove um pouco, todo o recinto se enche de lama.
"A igreja de Cedofeita é um monumento histórico visitado frequentemente por turistas, além de que muitos casamentos são aqui celebrados. Esta vala é uma vergonha!" acrescentou o padre Orlando.
A intervenção arrancou sem ter em conta que se tratava de um monumento nacional cujo perímetro é área protegida pelo IPPAR. "Ao ter conhecimento da obra, o IPPAR obrigou a realização de uma sondagem arqueológica, a qual foi entretanto concluída, pondo a des
coberto fundações e outros vestígios que devem ser protegidos".
Apesar da insistência do JN, nos últimos dias, para contactar as entidades responsáveis pela obra, até ao momento, não foi possível obter qualquer esclarecimento sobre o atraso da empreitada e sobre a permanência da vala.
Por esclarecer fica, também, a existência de um estaleiro no recinto do monumento.

Fonte JN