Nova Diocese de Timor Ficará em Same
2002-09-24 20:47:08

A terceira diocese de Timor-Leste ficará situada em Same, no sudoeste do território, contrariando assim as expectativas de ser Maliana, junto à fronteira com Timor Ocidental, a escolhida para o efeito.

A notícia foi dada ao PÚBLICO por D. Ximenes Belo, administrador apostólico de Díli. O mesmo bispo afirma ainda que o Vaticano pode já estar a escolher nomes para o titular da nova diocese.

A criação da terceira diocese católica no território de Timor-Leste permitirá deste modo a constituição de uma conferência episcopal. Esta só pode existir formalmente com um mínimo de três bispos, o que poderá acontecer "em breve", segundo as palavras de D. Ximenes, em declarações ao PÚBLICO e ao jornal "Voz da Verdade", do patriarcado de Lisboa.

O novo bispo deverá ser um timorense, pois a quase totalidade do clero do país é autóctone. O número de padres tem crescido no território: actualmente, no seminário de Timor há um total de 48 seminaristas, além de mais alguns que estudam em Portugal e na Indonésia. No pré-seminário há um total de 80 alunos a estudar.

Esta nova divisão eclesiástica partirá o território da actual Díli em dois: a capital de Timor-Leste continuará a ser sede da diocese da parte noroeste da ilha, agrupando distritos como Liquiçá, Aileu, Ermera, Manatuto, além da própria cidade de Díli. A futura terceira diocese deverá incluir os distritos de Manufahi (onde se situa Same), Ainaro, Cova Lima e Bobonaro. Para Baucau, a diocese criada em 1997, fica a parte leste do território, que abrange os distritos de Viqueque e Lautem, além da cidade que lhe dá o nome.

A possibilidade de uma terceira diocese em Timor vem sendo falada desde que, em 1997, a Santa Sé instituiu a diocese de Baucau. Já este ano, o núncio do Vaticano em Jacarta esteve em Díli para avaliar as condições concretas para concretizar a estruturação da nova diocese. A visita do representante diplomático deu-se imediatamente antes da proclamação da independência do novo país, em 20 de Maio desde ano.

Fonte Público