paroquias.org
 

Notícias






Papa fala da importância de um Sistema educativo adequado às necessidades da sociedade
2002-09-23 22:41:11

A escola necessita de uma profunda transformação que lhe permita responder às modernas exigências da sociedade. A afirmação é de João Paulo II que aproveitou neste domingo, a recitação do Ângelus, para se referir a estes dias marcados pelo início das aulas. O Papa salienta que os alunos sentem a necessidade de encontrarem nas matérias estudadas um significado para a sua existência.


Na sua residência de férias que o Papa recordava os milhares de alunos que em diversos países europeus iniciam por estes dias o período lectivo. João Paulo II começou por constatar essa ideia de que, tal como a família, também a escola se encontra em crise. Assim o Pontífice adverte que se torna cada vez mais fundamental, um sistema de ensino que responda de forma eficaz às grandes solicitações da sociedade contemporânea.

"Perante tal desafio, não basta porém adequar os programas e as estruturas. O bom funcionamento da escola depende antes de tudo, da qualidade pedagógica e do relacionamento entre professores e alunos. Estes, são motivados a dar o melhor de si mesmos quando os docentes os ajudam a perceber o significado daquilo que devem estudar, numa relação próxima com o seu crescimento e com a realidade que os circunda. E isto vale para todas as escolas, públicas e privadas”. Para o Papa a cultura é a essência da identidade de um povo, sem uma cultura assente em princípios sólidos é a sociedade que se descaracteriza e entra em derrocada. Nesta linha, o Pontífice referia que: “O contributo que a escola oferece, e conjuntamente com o da família, é indispensável no transmitir os valores da cultura. Esta está hoje mais articulada e complexa, mas mesmo isto, bem vistas as coisas, atribui uma importância renovada à instituição escolar. Deriva daqui, uma responsabilidade acrescida para todos os crentes que operam neste âmbito de actividade”.

No final desta sua reflexão sobre a importância da actividade educativa na edificação social e das mentalidades, o Papa cumpria uma vez mais a tradição e dirigia-se nas diversas línguas a quantos o visitaram neste domingo na sua residência de férias. Entre eles também os portugueses. “É-me grato também saudar agora os estimados irmãos e irmãs de língua portuguesa presentes nesta homenagem filial à Virgem Maria. Convido-vos a corresponder generosamente aos apelos de Deus, para ser válidos testemunhos da fé. Dou-vos de todo o coração a minha Bênção Apostólica”.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia