paroquias.org
 

Notícias






Ordem de Cister para Portugal
2002-09-23 22:38:35

"A influência de Cister na espiritualidade e na cultura em Portugal" foi a grande temática do simpósio internacional "Tarouca e Cister - Espaço, Espírito e Poder", realizado em Tarouca, de 19 a 21 de Setembro.

Durante os três dias, os dois mosteiros do concelho que adoptaram a Ordem de Cister: o de S. João de Tarouca, o primeiro em Portugal segundo alguns historiadores a acolher os cistercienses, por volta de 1143, e o Santa Maria de Salzedas, estiveram em destaque.
Segundo o Pe .Geraldo Coelho Dias, beneditino e um dos oradores deste simpósio, "a Ordem de Cister faz falta a Portugal, sobretudo na versão trapista". Para além da hipotética vinda de monges de Cister para Portugal, o Pe. Geraldo Coelho Dias afirmou à Agência ECCLESIA que "há empenhamento de recrutar elementos portugueses para irem para o Mosteiro de Santa Maria de Osera (Espanha). O abade deste Mosteiro, que foi também um dos conferencistas, salientou no congresso que "os cistercienses fazem falta em Portugal".

"A figura de S. Bernardo" e o "Mosteiro de S. João de Tarouca" foram outros aspectos tratados neste simpósio. Sobre o mosteiro, o Pe. Geraldo Coelho Dias salientou que "é uma das jóias do nosso património artístico". "O seu espólio interior, tanto a nível de pinturas como de azulejos, é riquíssimo" concluiu. Convém recordar que o Mosteiro de S. João de Tarouca tem beneficiado de intervenções desde 1996, nomeadamente, ao nível do património integrado.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia