paroquias.org
 

Notícias






Boa notícia para a paz
2002-09-22 10:41:16

João Paulo II considera uma "boa notícia" o facto de Bagdade ter decidido o regresso ao Iraque dos inspectores do desarmamento da ONU.
"Nestes dias – diz –, com os ventos de guerra que ameaçavam perturbar toda a região do Médio Oriente, chegou a boa notícia da possibilidade da colaboração do Iraque com a comunidade internacional".


Também o líder católico mais representativo do Iraque, o patriarca da Babilónia dos Caldeus, Raphael Bidawid, manifestou «alívio» com a decisão do regime de Saddam Hussein.
"Esperamos que às promessas – disse – sucedam os factos. O povo do Iraque não pode suportar outros sofrimentos. Está esgotado por 12 anos de dor e tribulação".
Recorde-se que, no Iraque, vivem 22 milhões de muçulmanos e um milhão de cristãos de diferentes tradições, dos quais 80% são católicos, na sua maioria caldeus.
O patriarca confessa a sua esperança: "Não acredito que os Estados Unidos sejam tão ingénuos que desencadeiem um conflito contra o consenso da Humanidade".
Por sua vez, o patriarca latino de Jerusalém, D. Michel Sabbah, afirma que "o Iraque como a Terra Santa não devem mais fazer valer a lei da vingança".
Para o patriarca de Jerusalém, o pecado que se vive na Terra Santa é o mesmo no Iraque, Afeganistão e outros locais: "utilizar o nome de Deus para se sentir autorizado a matar inocentes e submeter as pessoas às ambições dos fortes e dos poderosos".

Que a paz não tarde!

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia