Igreja "Oferece" Duas Maternidades a Timor
2002-09-22 10:57:20

O cardeal-patriarca voltou-se para a embaixadora de Timor em Portugal, Pascoela Barreto, e pediu-lhe: "Diga às mulheres de Timor que este é um gesto de muita ternura para elas, sobretudo para com as que são mães." O gesto referido era a "oferta" de duas maternidades-escola ao novo país, uma iniciativa de diversas instituições católicas de Portugal por ocasião do Jubileu do ano 2000.

Foi ontem, durante a assinatura da escritura pública de constituição da Fundação Mater Timor, que terá o encargo de gerir todo o processo de construção e a administração, durante os primeiros anos, das duas maternidades.

Pascoela Barreto comentou, no final, que esta iniciativa tem "um significado especial: por significar uma presença da Igreja de Portugal em Timor" e pelo apoio que irá prestar às mães timorenses. O facto de as duas maternidades-escola ficarem instaladas em Díli e em Baucau significa ainda, diz a embaixadora, que cobrirão as necessidades de grande parte do país, além de irem contribuir para a formação de técnicos que passarão a assegurar, no futuro, o funcionamento das duas unidades.

Os dados disponíveis apontam para uma taxa de mortalidade infantil das mais altas da Ásia (85 por mil, que cresce para 124 por mil até aos cinco anos), numa taxa de natalidade de 40 por mil habitantes, além de uma mortalidade materna de 9 mulheres por mil partos.

A cerimónia decorreu ontem, ao fim da tarde, no paço patriarcal de São Vicente de Fora, em Lisboa, na presença do ministro da Saúde e do bispo de Díli. D. Ximenes Belo disse ao PÚBLICO que estava ali "com muita comoção, muita alegria, por ver que a solidariedade e a simpatia dos portugueses e, em concreto, da Igreja Católica, continua para além do momento difícil de 1999".

O capital inicial já realizado atinge perto de 1.250.000 euros - o equivalente ao custo de uma maternidade. Para este capital contribuem vários donativos (incluindo "largas dezenas de milhares de euros" atribuídas pelo Papa João Paulo II, que quis manifestar o seu empenhamento pessoal no projecto) e as verbas realizadas pelos fundadores da fundação: Patriarcado de Lisboa, Conferência Episcopal Portuguesa, dioceses de Díli e Baucau, Federação Internacional das Associações de Médicos Católicos, Santuário de Fátima, Associação dos Médicos Católicos Portugueses e Rádio Renascença.

Para realizar a outra metade da verba, a nova fundação espera ter agora o apoio de entidades e particulares, para o que já tem uma conta bancária (250985858, do BCP).

Fonte Público