paroquias.org
 

Notícias






Faleceu Cardeal Van Thuan
2002-09-17 21:04:54

O Cardeal François-Xavier Nguyen Van Thuan faleceu, dia 16 de Setembro, em Roma, vítima de cancro. Com 74 anos de idade e tendo já sido submetido a duas intervenções cirúrgicas, o Cardeal vietnamita era Presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz. “Faleceu um santo”, assegurou D. Gianpaolo Crepaldi, Secretário desse Conselho Pontifício, ao anunciar o sucedido à Agência ZENIT.

Cardeal desde Fevereiro de 2001, D. Van Thuan foi nomeado, em 1975, pelo Papa Paulo VI, Arcebispo coadjutor de Ho Chi Minh (antiga Saigão). Treze meses após a sua nomeação, definida pelo governo comunista como um complot, foi encarcerado. Nas prisões vietnamitas passou 13 anos da sua vida, nove dos quais em regime de isolamento. Posto em liberdade, foi obrigado a abandonar o seu país e rumou ao Vaticano, onde João Paulo II o acolheu.
Em Março de 2000, o Cardeal Van Thuan publicou o livro “Testemunhos de esperança”. Um apanhado de passagens de meditações, pronunciadas durante os Exercícios Espirituais do Papa e da Cúria Romana, em que reuniu muitas das experiências espirituais vividas na prisão.
João Paulo II enviou já telegramas de condolências ao Secretário do Conselho Pontifício Justiça e Paz, ao Presidente da Conferência Episcopal Vietnamita e à mãe do Cardeal Van Thuan. Comum aos três, o reconhecimento de “uma vida heróica e coerente”, sempre com “fidelidade e coragem no testemunho da sua fé em Cristo”.
O Papa recorda ainda a sua “longa e dolorosa doença, aceite sempre com serenidade e com espírito de intensa participação no mistério da cruz”. “Possa o seu testemunho dar forças e coragem aos pastores e aos fiéis no anúncio do Evangelho”.
Dirigindo-se à mãe e restante família do falecido, o Santo Padre garantiu a sua partilha, “de todo o coração”, da dor vivida. “Peço ao Senhor que dê à sua família, e em primeiro lugar a si mesma, o reconforto espiritual de que cada um necessita”, conclui o Papa, no telegrama enviado à mãe do Cardeal Van Thuan.
As exéquias do Presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz realizam-se dia 20 de Setembro, na Basílica de S. Pedro, numa cerimónia celebrada pelo Cardeal Ângelo Sodano, Secretário de Estado do Vaticano, e será presidida por João Paulo II.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia