Jubileu da Igreja Católica rende 6% do PIB italiano
2001-01-05 23:56:06

Os resultados do Jubileu do ano 2000, que marca o início do terceiro milênio da Igreja Católica, são considerados satisfatórios para o turismo, segundo o presidente da Empresa Italiana para o Turismo, Amedeo Ottaviani, que citou um faturamento recorde de cerca 150 bilhões de liras (US$ 77 bilhões), isto é, 6% do PIB (Produto Interno Bruto) italiano.

Segundo o Arcebispo Crescenzio Sepe, secretário do comitê organizador, que receberá o título de cardeal em fevereiro próximo, os resultados do Jubileu foram positivos também para a Igreja.

O Papa João Paulo II será o último a atravessar neste sábado (6) a Porta Santa da Basílica de São Pedro, que ficará fechada nos próximos 25 anos. Ele encerrará assim o Jubileu do ano 2000.

O Papa abriu a Porta Santa durante cerimônia no dia 24 de dezembro de 1999, tendo sido o primeiro a atravessá-la seguido depois por 25 milhões de peregrinos, segundo os números da agência romana para o Jubileu.

Depois de ter celebrado a missa de encerramento do ano do Jubileu, o Santo Padre firmará uma Carta Apostólica de caráter profético na qual indicará aos católicos de todo o mundo e aos homens de boa vontade o caminho a seguir no novo milênio.

Uma parede com cerca de 4.000 tijolos confeccionados pela "Reverenda Fábrica de São Pedro" será construída algumas semanas depois pelos operários da Basílica, atrás da Porta Santa.

Dentro da parede será escondido um cofre de metal com as medalhas do pontificado, moedas do Vaticano, tijolos em miniatura de ouro e prata, assim como a ata oficial da cerimônia de fechamento da porta.

A série de Jubileus dedicados a diferentes categorias começou com o das crianças e concluiu com o do mundo do espetáculo. No total, mais de 30 jubileus foram programados.

A última palavra do Papa em homenagem ao Jubileu será reservada às crianças. Centenas de coros infantis provenientes de numerosos países do mundo se apresentarão na grande sala de audiências do Vaticano.

As comemorações do Jubileu não foram fáceis para o Papa, pelos problemas de saúde que ele enfrenta. Agora, segundo o ortopedista Gianfranco Fineschi, ele precisará "parar para descansar".

Em entrevista à revista Oggi, Fineschi declarou que "o Santo Padre tem músculos fortes, de nadador, mas sem a ajuda de Deus não teria conseguido continuar ativo".

Durante o Jubileu, o papa, de 80 anos de idade, não ouviu os conselhos médicos nem poupou energias: recebeu no total 8.515.088 peregrinos durante as diferentes cerimônias.