Patriarcado de Moscovo admite encontro com Papa
2002-09-16 15:15:28

O porta-voz do patriarcado de Moscovo, Vsevolod Chaplin, levantou, ontem, a hipótese de que poderia vir a haver um encontro entre o Papa João Paulo II e o patriarca Alexis II, na Eslovénia. "O patriarca de Moscovo tem muito boas relações com o chefe da Igreja Católica da Eslovénia", explicou Chaplin, numa possível sugestão de que o arcebispo Franz Rode poderia ser um elemento chave na melhoria das relações entre Moscovo e o Vaticano.

Na véspera, o arcebispo Tadeus Kondrusievich, presidente da Conferência Episcopal da Rússia, numa mensagem dirigida às "organizações de defesa dos direitos humanos e às pessoas de boa vontade", afirmava que "os direitos dos católicos estão a ser espezinhados" naquele país. Segundo o prelado, está-se a desenvolver uma "campanha anti-católica em larga escala", tendente a criar a imagem do "católico-inimigo".

O motivo principal da comunicação do arcebispo foi a recente proibição de entrada na Rússia a dois sacerdotes polacos, Eduard Mazkewic e Jaroslav Wisnevzky, que exerciam a sua actividade, respectivamente, em Rostov (800 quilómetros a sul de Moscovo) e na ilha Sakalina (perto do Japão).
Anteriormente tinha já sido vedado o regresso à Rússia a outros dois sacerdotes e ao bispo da Sibéria oriental, Jezef Mazur, também ele polaco. A Igreja Católica sentiu-se atingida no seu "calcanhar de Aquiles", porque cerca de 85% do clero é estrangeiro, e na sua maioria são polacos.
Os problemas dos "padres estrangeiros", embora do foro civil, começaram depois que a crise entre as duas Igrejas se agudizou, em Fevereiro deste ano.

Fonte JN