Bispo expulso vai "pregar" na Net
2002-09-13 18:35:39

Um bispo católico polaco afirmou, ontem, em Varsóvia, que as recentes expulsões de dois padres católicos da Rússia são sinais de uma nova guerra contra a Igreja Católica naquele país.
Para o bispo Jerzy Mazur, que está impedido de regressar à sua diocese na Sibéria Oriental, estas expulsões são sintoma de intolerância religiosa na Rússia.

"A expulsão de dois sacerdotes, tal como os casos anteriores de expulsão do território russo e o facto de, em algumas regiões da Rússia, padres e religiosas receberem vistos por apenas três meses, é um sinal de intolerância religiosa e de uma nova guerra contra a Igreja Católica", sublinhou Mazur.

O bispo da diocese de S. José de Irkutsk reconhece que "a diplomacia tem aqui o seu papel a desempenhar" e considera a sua expulsão, a 19 de Abril, como "bater no pastor para que as ovelhas se dispersem".

Jerzy Mazur acredita que neste momento é muito importante que os cristãos do Ocidente rezem pelos católicos e ortodoxos que vivem no Leste. "Em especial, contamos com a oração em Fátima para que ultrapassemos todas estas dificuldades e os maus momentos que a Igreja na Rússia e na Sibéria está a viver", acrescentou.

Desde que foi impedido de entrar em território russo, o bispo de Irkutsk administra a sua diocese através da Internet. "Estou diariamente em contacto com os católicos da minha diocese. Escrevem-me e rezam pelo meu regresso", explicou.

Por ocasião da visita de João Paulo II à Polónia, o bispo perguntou-lhe o que devia fazer. Em resposta, o Papa disse-lhe simplesmente: "Sê paciente e não percas a esperança."

Ao todo, este ano, cinco padres católicos foram impedidos de entrar no território da Federação Russa apesar de terem visto de permanência válido.

Fonte DN