paroquias.org
 

Notícias






Guardas do Santuário agredidos
2002-09-10 18:45:20

A PSP de Fátima não recebeu, até ao momento, nenhuma queixa de peregrinos que poderão ter sido enganados com os falsos peditórios feitos pelas conhecidas "medalheiras".

Contudo, desde Agosto até agora já foram levantados 10 autos de contra-ordenação por pedi
tórios ilegais, quatro dos quais registados no último fim-de-semana.
Foram ainda apresentadas queixas pelos próprios guardas do Santuário, que se dizem vítimas de agressões. Não é a primeira vez que tal situação acontece, mas "agora atingiu grandes proporções", revelou fonte do Santuário.
A Polícia pouco pode fazer nestes casos e essa é mais uma peça do xadrez. Os peditórios são punidos, segundo a lei, através de coimas, depois de instaurados os processos de contra-ordenação. Estes documentos saem da Esquadra de Fátima para a Câmara de Ourém,
entidade a quem compete aplicar as coimas. Acontece que estas mulheres fazem dos peditórios o seu modo de vida, sendo por isso "gente sem meios que nada pode pagar".
Segundo algumas fontes policiais contactadas pelo JN, a situação "é complicada". A Policia "tem o dever de relatar este tipo de situações, mas não pode actuar nestes casos". Quando se actua "é porque de facto existe uma infracção à legislação e é socialmente
incómoda a situação". A "bola" passa para nas mãos da Câmara e do Governo Civil.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia