Igreja Bizantina Descoberta no Sul da Jordânia
2002-09-09 15:31:03

As ruínas de uma igreja bizantina, construída há cerca de 15 séculos, foram localizadas no sul da Jordânia. "A igreja foi descoberta na região de Zat Raas, no sul do país, o que confirma que a presença bizantina não se limitava, apenas, ao norte da Jordânia, perto da Síria, como se pensava", afirmou à AFP Khalaf Katamine, responsável pela equipa jordana que identificou a estrutura e director do departamento de arqueologia da Universidade de Moota.

Segundo Katamine, os vestígios encontrados estão em bom estado de conservação: "Os principais muros e colunas que separam os três corpos da igreja encontram-se em bom estado, tal como os mosaicos coloridos que cobrem o solo." Os mosaicos apresentam formas geométricas, ao contrário do que acontece na maioria das igrejas antigas do país, nomeadamente em Madaba, em que as tecelas (pequenas pedras com que são feitos os mosaicos) servem motivos vegetais e animais.

"A Igreja foi construída entre os séculos IV e VI, numa região outrora explorada pelos antigos habitantes da Jordânia", acrescentou o arqueólogo, garantindo que grande parte do sítio continua por escavar.

Fonte Público