paroquias.org
 

Notícias






Passo em frente na formação
2002-09-02 21:14:25

Cento e dois catequistas de todo o país participaram, em Fátima, de 21 a 30 de Agosto, no Curso Geral de Formação de Catequistas, promovido pelas Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus.

Destinado a catequistas que tenham já efectuado o Curso de Iniciação e com um mínimo de experiência nesta missão, este Curso Geral de Formação de Catequistas pretendeu “fornecer uma preparação mais aprofundada e adequada para a actividade; é um passo em frente”, explicou, à Agência ECCLESIA, a Irmã Raúla Abreu. Segundo a Directora do Centro Catequético, este curso abrangeu áreas como a antropológica, “introduzindo-se elementos de psicologia enquadrada com a nossa realidade”, pedagógica, “fornecendo os elementos principais para saber fazer uma sessão de catequese”, e a área bíblico-teológica onde foi aprofundada a mensagem a passar aos catequisandos.
Apesar de ter carácter intensivo, este Curso só é completado após se frequentarem duas edições ou etapas do mesmo. O facto de dezenas de catequistas estarem juntos durante mais de uma semana, permite, garantiu a Irmã Raúla Abreu, “um clima com uma grande atitude e experiência de partilha, onde cresce o ânimo entre os presentes, o que permite que essa disposição seja depois transmitida no regresso às várias paróquias”.

À semelhança do que já tem acontecido noutras edições deste curso, participaram também algumas religiosas missionárias, de férias em Portugal, do seu trabalho em Cabo Verde ou Guiné-Bissau, por exemplo, e também alguns catequistas emigrados em França ou na Suíça e igualmente de férias em Portugal.

A vertente celebrativa da fé acompanhou os catequistas participantes ao longo dos dias, bem como dois grandes momentos de convívio entre todos, um dos quais a encerrar mais estas edição do Curso Geral de Formação de Catequistas.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia