paroquias.org
 

Notícias






25ª Semana Bíblica Nacional
2002-09-02 21:12:55

Decorreu em Fátima a 25ª Semana Bíblica Nacional, organizada pelos Franciscanos Capuchinhos, com mais de duas centenas de participantes, entre os dias 25 e 30 de Agosto, sob o tema: "A Bíblia e a Vida... ontem e hoje".

Esta Semana Bíblica ficou marcada pela notícia do falecimento de Frei Inácio de Vegas, precisamente no dia em que tiveram início os trabalhos. Frei Inácio de Vegas foi o fundador do Movimento Bíblico em Portugal, decorria o ano de 1955. Vivia actualmente nas cercanias de Madrid, Espanha, sua pátria, contando 98 anos de idade.

Ao longo de uma semana debateram-se temas bíblicos ligados à vida, à justiça, à paz e à ecologia. Diariamente, um Bispo da Igreja Portuguesa acompanhou as cessões de trabalho e presidiu à eucaristia que, pelas 18 horas marcava o fim dos trabalhos. Assim, dia 26 esteve presente D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, Bispo de Leiria-Fátima; dia 27, D. Gilberto Délio Gonçalves Canavarro dos Reis, Bispo de Setúbal; dia 28, D. António Baltasar Marcelino, Bispo de Aveiro; e dia 30, D. António Monteiro, Bispo de Viseu, que presidiu à Eucaristia de Encerramento.

As temáticas de carácter mais teológico e sistemático tiveram lugar no dia 26. Assim, durante a manhã, Fr. Acácio Sanches falou ao auditório dos "Lugares teológicos da Revelação: a História e a Palavra"; e, da parte de tarde, Fr. Herculano Alves tratou dois temas importantes: "Intermediários da Revelação de Deus" e "A problemática da linguagem".

O Dia 27 foi dedicado ao tema da paz, contando para isso, durante os trabalhos da manhã com a presença de fr. Fernando Ventura, que apresentou a "Paz messiânica" como "a utopia de Deus". De tarde, o Dr. José Manuel Pureza, da Universidade de Coimbra, procurou colocar em questão o problema da paz nos tempos que correm, sobretudo depois de 11 de Setembro de 2001, fazendo o percurso: "Da paz messiânica aos falsos messias da paz".

Para o dia 28 estava reservado o tema da justiça. Novamente se usou a mesma metodologia, isto é, de manhã um tema de carácter especificamente bíblico: "Justiça na Bíblia: dos 70 x 7 de Lamec aos 70 x 7 de Jesus, Defendido pelo Dr. Robson Cruz; e, de tarde, um tema ligado à vida, neste caso, apresentado pela Eng. Teresa Nogueira, da Amnistia Internacional, que impressionou o auditório com números concretos da injustiça, exploração, violência, tortura, etc. que, nos dias de hoje, teimam em persistir no mundo.

No dia 29 esteve em questão o problema da ecologia, partindo da reflexão apresentada pelo Dr. Armindo Vaz, da UCP-Lisboa "Ecologia: da teologia da Terra à utopia do mundo novo". À tarde, frei Luís Oliveira, apresentou uma visão franciscana da ecologia e do mundo.

Finalmente, no dia 30, como corolário da semana Bíblica, esteve sobre a mesa a inter-relação do "Apostolado bíblico e as causas da vida, hoje". Este tema foi apresentado por D. António Monteiro, que, após o intervalo, presidiu à Eucaristia de Encerramento.

Ao longo desta 25ª Semana Bíblica Nacional, houve ainda tempo para uma exposição das edições mais importantes da Bíblia em Portugal, inaugurada no dia 27, por D. Gilberto, Bispo de Setúbal, e pelo novo Provincial dos Franciscanos Capuchinhos, Frei Acílio Dias Mendes. Nesse mesmo dia, ao serão, cantaram-se os parabéns pelas bodas de prata da Semana Bíblica. Diante dos participantes desfilaram simbolicamente em 25 cartazes e outras tantas velas acesas, os temas das 25 Semanas Bíblicas Nacionais, realizadas em Portugal. Estas Semanas Bíblicas tiveram início em 1956, organizadas pelo carismático frei Inácio de Vegas, mas só começaram a ter periodicidade anual, depois de um interregno de 23 anos, a desde 1979.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia