COMUNIDADE EMANUEL
2002-08-26 22:12:02

Caros Amigos,
Responsáveis dos Secretariados Diocesanos da Juventude:

Aceitem os nossos melhores cumprimentos.
Escrevo-vos em nome da Comunidade Emanuel para dar notícias da Escola Internacional de Missão que, como sabem, se destina à formação de Jovens para serem animadores da Pastoral. O bom êxito de duas Escolas a funcionar na França (Paray le Monial, desde 1988) e na Alemanha (Altötting, desde 1992), levaram o Pontifício Conselho para os Leigos a pedir a abertura de uma terceira, em Roma (em 1998).

No total, passaram por estas Escolas mais de 700 jovens de todo o mundo, dando um ano das suas vidas para se prepararem para ser agentes da Nova Evangelização, de volta às suas terras ou partindo por um tempo em cooperação missionária. Na sua maioria são jovens leigos, que definem também a sua vocação durante este tempo propício dado à intimidade com Deus.

Em Portugal funcionará pelo terceiro ano consecutivo, formando jovens dos Países membros da CPLP e não só.
Como pensamos que pode ser útil para a vossa Diocese ter Jovens formados no campo pastoral, sobretudo na Pastoral Juvenil, estamos a enviar este convite.
Pedimos que o divulgueis junto dos Jovens com quem trabalhais, convidando os que vos parecerem susceptíveis de estarem interessados e disponíveis e pondo-os em contacto connosco.
O projecto está a ser seguido e acompanhado pelo Sr. D. Serafim Silva (Bispo de Leiria-Fátima) e pelo Mons. Luciano Guerra (Reitor do Santuário de N. Sra. de Fátima), que nos manifestaram todo o seu apoio.
Anexo um resumo de projecto, ciente de que não diz tudo sobre o assunto.
Confiando esta iniciativa à vossa oração, pomo-nos à disposição para quaisquer outras informações.

Bem hajam.

pela Equipa da EIM,
Cláudia Farinha

ANEXO:

COMUNIDADE EMANUEL EM PORTUGAL

PROJECTO 2002/2003:
ESCOLA DE MISSÃO EM FÁTIMA

“Com Maria, preparar os evangelizadores do novo Milénio”

·Objectivos: permitir aos Jovens “alunos” um tempo de formação (espiritual, teológica, humana e missionária) e de experiência real intenso e sério, que faculte uma inserção no mundo como testemunhas e anunciadores do Reino de Deus que, embora esteja já presente no meio de nós, ainda deve ser esperado e “provocado”.

É necessário reevangelizar os cristãos e só os jovens podem ser os apóstolos dos outros jovens. Simultaneamente com o afastamento de Deus, o mundo vive uma desesperada sede de transcendente e uma nunca vista abertura ao anúncio de Jesus Cristo.

·Destinatários: Jovens dos 18 aos 30 anos.
·Público-alvo preferencial: jovens de Portugal e Espanha, dos PALOP’s (a critério das Igrejas locais) , do Brasil e outros Países da América Latina, dos Países de Leste (onde há grande quantidade de jovens que estudam e falam Português).

Isto não exclui a possibilidade de jovens de outras proveniências; significa apenas que o projecto visa essencialmente estes. Cada candidato será avaliado pela análise do Curriculum Vitae, carta de motivação, entrevista individual, e serão tidas em conta as recomendações das Igrejas locais que, tanto quanto possível, serão garantes da adequação dos candidatos.

·Metodologia geral: seguir os passos da Mensagem de Fátima, imitando os Pastorinhos nas suas virtudes, pois podemos considerar as suas vidas como exemplares na vivência desta Mensagem, da qual foram os primeiros depositários:
v Francisco: Adoração, contemplação, reparação (consolar Jesus, imersão naquela luz que é Deus...)
v Jacinta: Compaixão (pelos pecadores, pelos que sofrem, pela Igreja, na pessoa do Santo Padre);
v Lúcia: Evangelização (dos crentes e não-crentes, espalhando largamente a mensagem da conversão ao Amor que dá sentido à vida);

·Duração: um ano lectivo, ou seja: nove meses (de Outubro a Julho).

·Quatro Pilares da Escola, em torno dos quais se estruturará a formação e a experiência de vida dos alunos:
v Vida fraterna (vida e oração comunitárias, partilha de tarefas domésticas, tempos de trabalho em conjunto, treino de trabalho de equipa, formação prática para a vida em comunidade);
v Vida espiritual (Eucaristia e Adoração Eucarística diárias, partilha de vida e inter-ajuda, oração comunitária e individual, retiros e peregrinações, discernimento vocacional...);
v Formação teológica e humana (cursos e seminários, formações praticas... como viver com Cristo no dia a dia, conhecer o Magistério da Igreja e a Sagrada Escritura, outras Religiões...);
v Formação e experiência de missão (sobretudo ligada à Pastoral juvenil, mas também com participação em Missões Paroquiais, Evangelização de rua, Grupos de Oração, evangelização das famílias e do mundo do trabalho...).

·Outras Escolas de Missão em funcionamento actualmente, em cujo conjunto se inscreveria a Escola de Missão de Fátima:
v École Internationale de Formation et Évangélisation, Paray-le-Monial (França), de língua Francesa;
v Internationale Akademie für Evangelisation, em Altötting (Alemanha), de língua Alemã;
v Emmanuel School of Mission, em Roma (Itália), de língua Inglesa (aberta em 1998 a pedido do Pontifício Conselho para os Leigos).

Contactos:
Escola Internacional de Missão