Papa deve renunciar?
2002-08-19 21:20:15

Carvalho Guerra (Reitor da Universidade Católica)

É um assunto que lhe diz respeito. Posso afirmar que, quando estive com ele em Roma, há um ano, me pareceu que, cerebralmente, o Papa está perfeitamente apto. E enquanto assim for, e perante a grandiosa obra feita em prol da humanidade, deve manter-se no cargo e não renunciar.

Fina D'Armada (Historiadora)

Este Papa já cumpriu a sua missão e dali nada virá de novo. Hoje caminhamos muito depressa, tudo muda rapidamente. Se a Igreja quiser acompanhar os tempos, que são a favor de mandatos temporários, deve reformar o Papa, com dignidade, e não esperar que ele se degrade.

A. Almeida Santos (Professor Universitário)

Nunca! Eleito por um colégio sagrado, é-lhe, pois, conferido um mandato que ultrapassa os aspectos humanos. O Papa será sempre a expressão de um grande crédito. Deve manter-se até ao limite da sua existência, sob pena de defraudar os que acreditam no seu mandato, que tem algo de divino.

Arsénio Castro Silva (Sacerdote)

É uma questão que só ao próprio Papa diz respeito. Enquanto estiver lúcido deverá manter-se em funções. Mas chega a ser desconcertante, pois tanto parece sem capacidade para discursar como surge com imensa força interior a espalhar a mensagem do Evangelho.

Vilhena Mesquita (Docente Universitário)

Face ao seu fragilizado estado de saúde, seria mais conveniente aos interesses da Igreja Católica a renúncia do Papa. O seu papel ecuménico tem sido relevantíssimo. Mas isso não altera a necessidade da sua substituição por alguém que recupere a imagem de uma Igreja mais apelativa à juventude.

Fonte DN