paroquias.org
 

Notícias






JOÃO PAULO II
2002-08-19 21:19:03

Papa quer continuar o seu pontificado até à morte
João Paulo II quer continuar o seu ministério até à sua morte, indicou numa missa. À margem deste ofício religioso, foi ainda anunciada a possibilidade do Papa regressar mais uma vez à Polónia.


O papa João Paulo II indicou que pretende continuar o seu ministério até à sua morte, afastando assim uma demissão do seu pontificado, devido aos seus 82 anos e à sua doença.

«Santa mãe, Nossa Senhora de Kalwaria, dai-me as forças físicas e espirituais para poder cumprir até ao fim a missão que o [Cristo] Ressuscitado confiou-me», disse o papa numa missa celebrada, esta segunda-feira, no santuário marial de Kalwaria Zebrzydowska, perante 40 prelados e cerca de 20 mil fiéis, numa último dia de visita papal à Polónia.

Papa poderá regressar à Polónia

À margem deste ofício religioso, realizada a 50 quilómetros de Cracóvia, foi também anunciada a possibilidade do Sumo Pontífice regressar ainda mais uma vez à sua terra natal.

«Se querem a minha opinião pessoal, sim, ele virá mais uma vez», indicou o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro Valls, que afastou a possibilidade de haver uma extensão na oitava visita papal à Polónia.

Segundo Valls, João Paulo II «está certamente muito contente de se encontrar na Polónia, mas também um pouco triste de ter de regressar a Roma», algo que está previsto para o início da noite.

De acordo com fontes próximas com a igreja polaca, antes de João Paulo II abandonar o país, em direcção a Roma, o papa deverá fazer uma paragem no mosteiro de Bielany, onde o Sumo Pontífice, quando ainda era padre, vinha meditar.

João Paulo II, que aparentemente terá abandonado a possibilidade de visitar o santuário de Czestochowa, a 120 quilómetros de Cracóvia, deverá ainda visitar a abadia beneditina de Tyniec, onde ainda tem amigos, podendo ainda sobrevoar de helicóptero a localidade de Wadowice, a sua aldeia natal.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia