Câmara de Lisboa Prometeu Terreno
2002-08-12 16:30:24

A comunidade romena em Portugal está há três anos à espera de ver concretizado o sonho da construção da sua igreja. Os documentos necessários para o processo há muito que o Governo romeno os enviou para a autarquia lisboeta - assegura o padre Marius Pop.

O eclesiasta explica que o projecto para cedência de um terreno, por parte da Câmara Municipal de Lisboa, prometido para a zona da Bela Vista, ficou em "stand by", visto a assinatura do protocolo final ter sido adiada devido às eleições autárquicas de Dezembro último.

A Câmara mudou, vieram as legislativas, e decorridos quase oito meses sobre a tomada de posse do novo presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes, Marius Pop garante que nenhum dos representantes da comunidade romena viu atendida até agora a sua pretensão de ser recebido pelo autarca. Para a igreja ortodoxa o silêncio é total por parte da Câmara.

Esperam e desesperam. Com a madeira que servirá para a construção da igreja à espera na Roménia para ser enviada para Portugal, já não sabem muito bem o que fazer.

Há necessidade de construir uma casa paroquial, que o padre não pode indefinidamente residir na embaixada. Há necessidade de construir um gabinete médico para prestação de cuidados de saúde à comunidade romena. Há professores para ministrar cursos de português, mas não há instalações. Há romenos sem casa a precisar de abrigo, mas não há espaço para os receber, nem local para lhes confeccionar as refeições. Há milhares de romenos ortodoxos com a pretensão de ouvir missa numa igreja sua.

Não pedem dinheiro, não pedem apoio logístico. Só pedem a cedência do terreno prometido e a autorização para construção do templo. Continuam a aguardar.

Fonte da autarquia transmitiu ao PÚBLICO que "a promessa da Câmara será honrada", que "os responsáveis romenos serão recebidos" e que o "assunto está a ser estudado". Para quando uma resposta é que não se sabe.

Fonte Público