Crime: padre católico acusado de assédio sexual no Canadá
2002-08-11 10:46:26

Um sacerdote católico de origem brasileira, a prestar serviço numa igreja do Canadá muito frequentada por fiéis de origem portuguesa, compareceu sexta-feira em tribunal, acusado de "assédio sexual" a um indivíduo de 38 anos que não foi identificado.

O padre F. P., de 53 anos, foi libertado depois de o juiz lhe ter imposto uma fiança de cinco mil dólares.

O pastor da Igreja de Santo António - onde o sacerdote agora acusado prestava serviço religioso - terá de pagar a totalidade desse dinheiro, caso não se apresente em tribunal no dia 17, tal como foi intimado a fazer pelo tribunal.

Entre os numerosos paroquianos que esperavam o sacerdote de origem brasileira à saída do tribunal havia alguns a insistir na "recordação das boas coisas que ele fez".

Para o advogado do padre agora acusado, o luso-canadiano David Costa, "F. P. é inocente, como se vai acabar por provar em tribunal".

A justiça canadiana impôs, neste caso, a proibição de publicação de todas as evidências que foram apresentadas durante os primeiros passos do processo judicial.

Fonte DN