Igreja mexicana contra "Crime do Padre Amaro"
2002-08-11 10:45:47

O bispo mexicano de San Cristóbal de Las Casas, Felipe Arizmendi, vai apelar aos católicos para que enviem cartas às autoridades pedindo a suspensão do filme O Crime do Padre Amaro - ou que simplesmente se abstenham de o ver.

Numa mensagem pastoral divulgada pela diocese e que será hoje proferida, o prelado advertiu que "sopram ventos contrários e desprestigiosos para a Igreja Católica" com o anúncio da exibição da película O Crime do Padre Amaro. O filme, realizado por Carlos Carrera, é uma adaptação livre à realidade mexicana do romance do escritor português Eça de Queirós e tem desencadeado uma polémica entre os grupos de conservadores católicos no México. A película narra a turbulenta vida de um pároco que mantém estreitas relações com grupos de narcotraficantes, deturpando e ficcionando assim a obra portuguesa.

O bispo Arizmendi lamentou que o filme tenha sido financiado com dinheiros oficiais, com base em impostos pagos pelos cidadãos, "a maioria dos quais católicos", e acrescentou que, "ao permitir este tipo de películas, viola-se as leis civis que nos regem". Defendendo-se de possíveis acusações de censura, o prelado mexicano sustentou: "temos de remar contra a corrente, para que ela não nos afogue, pois a vulgaridade, o que degrada, a obscenidade e a violência ameaçam destruir toda a sociedade".

Fonte DN