MULHERES CONFESSAM-SE MAIS
2002-08-09 19:07:20

As mulheres que escolhem o Santuário de Fátima para confessar os seus pecados são quase o dobro dos homens, de acordo com dados estatísticos revelados ontem, que indicam ainda um aumento do número de confissões.

De acordo com os dados estatísticos do Santuário de Fátima, os "321 sacerdotes do sacramento da reconciliação" acolheram para a confissão 102.958 mulheres e 52.845 homens durante o ano passado.

Esta diferença entre os dois sexos é justificada pelo facto de a maior parte dos católicos praticantes em Portugal, 64 por cento, ser do sexo feminino, como indicam os resultados provisórios do último recenseamento da prática dominical.

No primeiro semestre deste ano, o Santuário de Fátima fez 71.288 confissões, o que se traduz num aumento de "620 celebrações do sacramento da reconciliação", em comparação com igual período do ano passado, em que foram atendidos 70.668 penitentes.

Os dados estatísticos divulgados ontem e relativos à Capela da Reconciliação e ao Centro Pastoral Paulo VI, foram analisados na sexta--feira pelos padres confessores do Santuário de Fátima, que notaram que "a tendência para a subida se mantém" desde o ano de 1993.

Em 2001, realizaram-se na Cova da Iria 173.725, mais 1567 que no anterior. No entanto, o maior aumento registou-se entre 1999 e 2000, em que houve uma subida de 163.034 para 172.158 confissões.

O crescimento do número de confissões na Cova da Iria "contraria a tendência nacional", disse o responsável pelo Centro de Comunicação Social do Santuário de Fátima, Sérgio Carvalho, explicando que "devido à ausência do conceito de pecado, diminuiu em toda a Igreja o número de confissões".

De acordo com os sacerdotes, este aumento deve-se ao "ambiente de oração que se vive no Santuário", que se torna "propício à conversão", e a "numerosa afluência de peregrinos", com um total de seis milhões de visitantes por ano.

"Os peregrinos aproveitam a sua estadia em Fátima para se reconciliarem com Deus, com a Igreja e consigo próprios", referem os sacerdotes, que salientam ainda a "compreensão e a vivência da mensagem de Fátima".

Fonte CM