paroquias.org
 

Notícias






Património: altar restaurado em Mafra
2002-08-03 14:05:10

O Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) anunciou ontem a conclusão dos trabalhos de conservação e restauro da pintura do altar da capela-mor da Basílica de Mafra, obra do século XVIII. O restauro da pintura a óleo sobre tela - "Nossa Senhora entregando o Menino a Santo António" - do pintor italiano Francesco Trevisani, foi feita pela conservadora-restauradora Filipa Raposo Cordeiro.

Segundo o IPPAR, a pintura apresentava "deficientes condições de conservação (...) com rasgões, ondulações e deformações do suporte têxtil, falta de coesão e de adesão da camada pictórica, repintes alterados, verniz oxidado, que punham em risco a integridade física da obra e ocultavam a sua leitura estética, tornando necessária e urgente a realização desta intervenção". Filipa Cordeiro procedeu à união dos rasgões, correcção das deformações da tela, fixação da camada pictórica e limpeza das sujidades. Foi também limpa a moldura em mármore negro que a circunda, o que no total orçou em 16 471 euros.

O IPPAR diz que "decorre em bom ritmo" o programa de restauro do espólio artístico e patrimonial da Basílica. O restauro de dois dos quatro órgãos de tubos, a cargo do mestre-organeiro Dinarte Machado, foi concluído e está a decorrer o tratamento dos órgãos das Capelas do Sacramento e de São Pedro de Alcântara.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia