paroquias.org
 

Notícias






Papa canonizou Pedro Betancurt
2002-07-30 21:35:49

O Irmão Pedro de San José Betancurt é o novo santo nos altares da Igreja Católica. João Paulo II canonizou-o dia 30 de Julho, na cidade da Guatemala, na sua 3ª visita apostólica à Guatemala. O Papa chegou àquele país sul americano, dia 29 de Julho, às 15 horas locais (22 horas portuguesas), após ter deixado o Canadá, onde participou nas Jornadas Mundiais da Juventude 2002, em Toronto.

Na cerimónia de boas vindas do Santo Padre, na área militar do aeroporto da cidade da Guatemala, e após as palavras de acolhimento do Presidente da República, Alfonso Portillo, o Papa recordou a pessoa do religioso como “expressão de amor de Deus ao seu povo”. João Paulo II reconheceu, no Irmão Pedro Betancurt, que “o exemplo da sua vida e a eloquência da sua mensagem são um valioso contributo na construção da sociedade que agora se abre aos desafios do terceiro milénio”. O Papa destacou ainda o “grande espírito missionário”, de um homem “que se entregou ao serviço dos pobres e dos necessitados”.
Pedro de San José Betancurt, nascido em Tenerife, ilhas Canárias, a 18 de Setembro de 1626, atravessou o Atlântico com 24 anos, para na Guatemala viver como missionário leigo. Ao ali chegar terá dito: “aqui quero viver e morrer”.
Membro da Ordem Terceira de S. Francisco, é atacado com uma grave doença. Tempos passados a sua saúde recupera inesperadamente e é então que inicia o seu apostolado junto dos índios nativos, dos que estivessem submetidos a trabalhos forçados, dos imigrantes, dos órfãos e dos abandonados.
Criou o primeiro hospital, de que há memória, para doentes convalescentes, deu especial atenção à educação de crianças e escreveu o regulamento a seguir nesse trabalho em que, entretanto, era ajudado por algumas mulheres. Deram assim os primeiros passos as Ordens masculina e feminina dos Bethlemitas.
O Irmão Pedro de San José Betancurt faleceu com 41 anos de idade, a 25 de Abril de 1667.
Ao apresentar ao Papa, a 8 de Julho de 2001, o decreto de reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão do missionário, o Cardeal Saraiva Martins, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, frisou: “foi um missionário incansável e um educador apaixonado e genial que inventou um método próprio de ensino, no qual utilizava o canto, o jogo e a dança”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia