paroquias.org
 

Notícias






Trabalhos forçados para sacerdotes
2002-07-30 21:35:29

As autoridades chinesas não consentem o desempenho do ministério sacerdotal em fidelidade ao Papa e, para três sacerdotes católicos, o resultado foi a condenação a três anos de trabalhos forçados. A notícia foi divulgada, segundo a agência ZENIT, pela Fundação Cardeal Kung, sediada nos Estados Unidos da América, que tem por missão informar sobre a liberdade religiosa na China.

Os três sacerdotes pertencem à Igreja Católica, fiel ao Papa, de Baoding, Hebei. Estando já detidos no centro de Qingyuan, foram sentenciados, dia 7 de Julho, a três anos de trabalhos forçados, nas terras onde exerciam o seu ministério. Crime: “distúrbio da paz social”, segundo a “lei de cultos”.
O Pe. Pang Yongxing, de 30 anos, foi preso, na sua casa, em Dezembro de 2001. O Pe. Ma Shunbao, de 50 anos, foi preso no Domingo de Páscoa, quando celebrava a eucaristia. O Pe. Wang Limao, de 32 anos, foi preso no Domingo de Ramos, igualmente quando celebrava a missa.
Entretanto, a “lei de cultos” chinesa ditou também, dia 20 de Julho, a prisão de um grupo de cerca de 40 crianças que participava numa sessão de catequeses de Verão, na cidade de Fuzhou. De acordo com o Catholic News Service, o facto foi dado a conhecer à Agência UCA por um sacerdote, escondido das autoridades, que trabalha na província de Fujian. Segundo o sacerdote, as crianças foram libertadas no mesmo dia. A mesma sorte não teve a religiosa encarregue das catequeses que foi detida por 15 dias.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia