paroquias.org
 

Notícias






MONJAS FRANCESAS VÃO OCUPAR MOSTEIRO DE BRAGA
2002-07-29 22:09:48

Uma comunidade de monjas francesas das Trabalhadoras Missionárias da Imaculada vai instalar-se no Mosteiro de Tibães, em Braga, no âmbito do projecto de recuperação e revitalização do monumento beneditino, datado do século XI.

A carência de homens dedicados à vida religiosa em regime de clausura levou o arcebispo primaz D. Jorge Ortiga a optar por uma comunidade feminina, que vai assumir a missão de fazer regressar ao mosteiro a sua característica original.

As monjas francesas deverão começar a chegar a Braga em Setembro de 2004, com um primeiro grupo que irá procurar adaptar-se à língua e cultura do meio. No ano seguinte terminará o processo de instalação da comunidade com a chegada dos restantes elementos, que vão ocupar a ala nascente do Mosteiro, onde se encontravam antigamente o Noviciado e o Coristado.

Conforme explica a directora do mosteiro, Aida Mata, vão agora ser introduzidas "algumas alterações de pormenor" no projecto de recuperação do espaço destinado para as Trabalhadoras Missionárias, já que "a disposição e organização da área será diferente do que seria caso se tratasse de uma comunidade masculina".

No Mosteiro, que serviu para a instalação dos monges beneditinos em Portugal e que agora pertence ao Estado, irá ainda renascer uma zona de hospedaria, onde as monjas darão abrigo a peregrinos ou religiosos em retiro.

Sob a alçada do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), os trabalhos de recuperação do mosteiro prosseguem pelo menos até 2006, sendo esse o prazo estabelecido no âmbito dos financiamentos oriundos do terceiro Quadro Comunitário de Apoio (QCA).

O prazo de conclusão dos trabalhos de recuperação da ala nascente, que ficará dedicada à clausura das monjas e à hospedaria, termina em meados de 2005.

TESTEMUNHO
As Trabalhadoras Missionárias da Imaculada nasceram em 1950, pela mão do padre Roussel-Gaele, cujo propósito missionário era "levar o testemunho do amor misericordioso aos trabalhadores que se afastam da Igreja e dar-lhes a conhecer a mulher perfeita: a Imaculada".
Na tentativa de "santificar" o mundo do trabalho, as Missionárias da Imaculada ocupam--se em qualquer profissão, desde bares, restaurantes, centros de acolhimento ou outros serviços. Como meio de garantir a sua subsistência criaram os restaurantes "Eau Vive".

A recuperação do Mosteiro de Tibães vem decorrendo desde finais dos anos 80.
O faseamento da intervenção permitiu já a abertura das antigas Cavalariças e Sala do Recibo. O monumento vai ainda dar lugar a um espaço museológico e um Centro de Documentação.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia