E Se Fosse em Portugal?
2001-01-03 22:18:32

É possível realizar um encontro europeu de jovens em Portugal, à semelhança daquele que anteontem acabou na capital catalã? Os irmãos João e David, portugueses que integram a Comunidade de Taizé, são cautelosos na forma como respondem, embora não escondam que esse é um grande sonho.

O que seria necessário para que tal acontecesse? O irmão João prefere colocar as coisas em termos genéricos, esquecendo o caso português. "É preciso, antes de mais nada, que haja um convite da Igreja local, saber que se é bem acolhido e que o encontro pode estimular a vida da própria Igreja."

Portugal (Lisboa, no caso, seria a solução mais evidente) tem o problema da distância em relação ao centro da Europa. Mas o irmão João ficou surpreendido, porque no encontro de Barcelona estiveram "mais romenos do que nos anos anteriores" - em cidades como Wroclaw e Varsóvia (Polónia), Estugarda (Alemanhã), Viena (Áustria), Milão (Itália), todas bem mais próximas da Roménia.

Também há o problema de garantir condições de alojamento às dezenas de milhares de jovens que costumam participar nos encontros. Em Barcelona, dos 50 mil alojados, metade ficou em casas de famílias. Do mesmo modo, é importante saber se o apelo das paróquias e das comunidades religiosas pode ser ouvido pelos jovens. Mas um e outro aspectos podem ser ultrapassados, se houver vontade e energia para a concretizar.

Já em relação ao carácter ecuménico e aberto da iniciativa, o irmão João admite que ele poderia constituir "um desafio" aos cristãos portugueses. Num país predominantemente católico, a participação de jovens de outros credos cristãos - ortodoxos, protestantes, anglicanos - é susceptível de ser um passo no sentido de uma maior abertura da Igreja maioritária à realidade ecuménica.

A realização de um encontro europeu em Portugal também seria positiva para os jovens de outros países. Numa altura em que a Europa está de novo ensimesmada e defensiva, Lisboa e Portugal poderiam ajudar a dar outra dimensão ao diálogo da Europa com o Sul do mundo, admite o irmão João de Taizé.

Apesar das "sombras" que a história portuguesa também tem na sua relação com África ou o Brasil, o papel dos portugueses como charneira no diálogo com a metade mais pobre do globo poderia ser uma característica importante de um futuro encontro europeu de jovens e promover a Comunidade de Taizé em Portugal.

Fonte Público