paroquias.org
 

Notícias






Hindus assinalam 20 anos em Portugal
2002-07-28 11:27:15

Sant Shri Morari Bapu e Swami Chidanand Saraswatiji são dois dos principais líderes da religião hindu que estão em Portugal para se associarem aos festejos que assinalam os 20 anos desta comunidade no nosso País.

Ontem decorreu a cerimónia de abertura no templo Radha-Krishna, em Lisboa, presidida pelo presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes. Os ritos religiosos que se seguiram foram presididos pela Embaixadora da Índia.

Receber os principais líderes espirituais significa, para a comunidade hindu portuguesa, viver um dos momentos mais altos da sua vida teológica. É como quando os católicos recebem o Papa.

Sant Shri Morari Bapu é um conceituado especialista nas escrituras hindu e reconhecido orador a nível mundial. Até ao dia 4 estará diariamente no templo, entre as 10 e as 13 horas, a recitar o Ramayan, um dos épicos mais importantes daquela tradição religiosa que relata a história, a mensagem e os ensinamentos de Rama, uma incarnação divina de grande devoção.

Sua Santidade Swami Chidanand Saraswatiji (Muniji), líder de uma das mais importantes instituições espirituais da Índia, e um dos chefes espirituais mais respeitados naquele país, apresentará o recital do Katha, tendo a seu lado Kantilal Jamnadas, presidente da Comunidade Hindu e seu porta-voz em Portugal.

Katha, que sifnifica História Divina, é uma novena de épicos espirituais que tem vindo a reunir milhares de fiéis sempre que é recitada, quer na Índia quer em qualquer outra parte do mundo. A grande afluência de crentes justifica-se também pelo facto de que, segundo a tradição, assistir à leitura da história, da vida e da mensagem das incarnações divinas permite alcançar o caminho da paz e da salvação.

É de referir que, no âmbito destas comemorações, além de uma série de programas de noites culturais e excursões pelos locais históricos, está também prevista uma peregrinação ao santuário de Fátima. A Virgem é reconhecida como figura divina por alguns membros da comunidade.

Estas celebrações acontecem numa altura de grande esperança para os crentes. Segundo o calendário religioso, está neste momento a entrar-se na era Kalki, que evoca a tecnologia e a futurologia. O hinduísmo crê que está perto uma incarnação de Deus na terra, para a salvação da humanidade. Esperam, assim, assistir ao restabelecimento de certos valores, como a compreensão, a tolerância, o respeito, a moralidade, o sentido de família, etc.

Com oito mil membros em Portugal, a comunidade vai continuar a festejar até ao dia 4. No templo espera-se a presença de cerca de cinco mil pessoas este fim de semana. Diariamente está prevista uma afluência de cerca de três mil.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia