paroquias.org
 

Notícias






Convento de Jesus vai entrar em obras
2001-01-03 22:17:02

As obras do Convento de Jesus, em Setúbal, vão ter início, em princípio, no quarto trimestre do corrente ano, segundo apurou o JN junto de fonte camarária.

Há anos que a recuperação do monumento, mandado construir por D. Justa Rodrigues Pereira, ama de D. Manuel I, constitui uma reivindicação das forças vivas da cidade, em especial da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA). Nele se encontra instalado o Museu de Setúbal, cujo espólio integra importantes peças de arte pictórica, nomeadamente da escola flamenga.
Divergências quanto ao projecto entre o conservador do museu e o arquitecto responsável conduziram a um impasse, que durou anos. Só em 2000 o novo projecto foi posto a concurso. O vencedor foi o gabinete do arquitecto Carrilho da Graça.
Por falta de verbas, a intervenção não avançou ainda. O Instituto Português do Património Arquitectónico prepara-se para apresentar uma candidatura a financiamento europeu, no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio. As obras, que poderão custar cerca de quatro milhões de contos, contam também com a comparticipação da Câmara Municipal de Setúbal.
O JN apurou que o núcleo museológico, considerado obra prioritária em todo o conjunto, deverá ficar concluído durante o ano de 2002. O historiador Fernando António Baptista Pereira, conservador do museu, espera que, no final do processo, possa ser colocado o retábulo da Igreja de Jesus, considerado uma das mais valiosas peças de arte sacra do país. Actualmente, o espólio do museu encontra-se nas antigas instalações do balneário Paula Borba.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia