Pároco de Caminha morre afogado
2002-07-25 08:54:09

Por causas ainda indeterminadas, morreu, ontem, afogado nas águas do rio Minho, pelas 13 horas, em frente à praia da Lenta, Lovelhe, Vila Nova de Cerveira, José Maria Gonçalves, de 40 anos, natural de Estorãos, Ponte de Lima, pároco de Caminha há ano e meio.

Tudo terá acontecido após o padre José Maria ter realizado um mergulho nas águas do Minho, quando se encontrava dentro de uma embarcação de recreio, pertencente a um médico amigo.
Após ter mergulhado, evidenciou sinais de aflição, pelo que foi imediatamente socorrido pelo clínico, que não conseguiu trazê-lo de volta para a embarcação.
Pedida ajuda, compareceu um nadador salvador da praia da Lenta e outro barco de recreio que ajudaram o médico a transportar o padre até terra.
Ali,o pároco de Caminha seguiu de imediato para o Centro de Saúde de Cerveira, mas de nada valeram os esforços de reanimação praticados pelos médicos.
A notícia causou enorme consternação na vila e paróquias de Caminha e Vilarelho, designadamente entre toda a comunidade católica, no seio da qual o extinto exercia ainda as funções de arcipreste do Concelho de Caminha, além de professor da Escola EB 2,3/S de Caminha, e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Caminha, presidente do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Encarnação, de Vilarelho, e da Confraria do Bom Jesus dos Mareantes desta Vila.
Esta morte ocorreu quase dois anos após o anterior pároco e também responsável pelas instituições citadas, também ter sucumbido, inesperadamente, de síncope cardíaca.
Também em Cerveira a comoção foi grande, dado que antes de ser investido em Caminha, o padre José Maria desempenhara o sacerdócio nas freguesias cerveirenses de Covas, Candemil e Gondar.

Fonte JN