Encontro Nacional da Pastoral Litúrgica
2002-07-24 19:08:41

Decorre até sexta-feira, o 28ª Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, este ano dedicado à Liturgia Eucarística. Mais de metade dos participantes são jovens, o que segundo o responsável nacional da liturgia, constitui um desafio à organização dos futuros encontros.

Depois de em 2001 o encontro ter reflectido sobre a liturgia da Palavra, o ciclo sobre a liturgia da missa completa-se com a análise da eucaristia. Desde segunda e até sexta-feira, cerca de 1500 participantes aprofundam esta temática através de conferências teológicas, da parte da manhã e cursos permanentes da parte da tarde. O objectivo, segundo disse à Agência ECCLESIA o Pe. Pedro Ferreira, “é que, divididos por ministérios (Presidentes, acólitos, músicos e leitores), possam aprofundar o estudo e analise do seu papel na liturgia eucarística.
O Director do Secretariado Nacional da Liturgia, espera que estes encontros possam “abrir caminhos às próprias dioceses, onde os representantes que aqui estão vão, depois tratar estes temas”. O Encontro Nacional “lança a temática e indica as grandes linhas”, na esperança que os “mandatários” das dioceses e paróquias as transmitam ao longo do ano nas suas comunidades.
Quanto á formação do “grande público”, ou seja dos leigos em geral, uma vez que o encontro é dirigido apenas para quem têm funções litúrgicas, o Pe. Pedro Ferreira reconhece que ainda há muito a fazer; “ainda não chegamos ai”, referiu. No entanto, esse, trabalho “deve ser feitos nas paróquias pelos padres. Só aqui no encontro temos 130 sacerdotes que vão com essa inquietação”.
A presença de um grande numero de jovens, com menos de 25 anos de idade, funciona como um desafio a “rever um pouco, a dinâmica do encontro”, até porque é preciso dizer aos jovens que os Ministérios que exercem “mais do que uma utilidade, são um forma de serem cristãos, dando-lhes maior responsabilidade”. O Pe. Pedro lembrou também que é importante que a juventude perceba que não vai à missa porque cantam e vão dar “um espectáculo”, antes porque têm uma responsabilidade, que “há-de funcionar como fermento e referência para os demais cristãos”.