A Bíblia em Português Corrente (tradução interconfessional)
2002-07-23 21:45:05

A única tradução interconfessional da Bíblia feita em Portugal teve início há precisamente 30 anos. Uma equipa de conceituados tradutores católicos e protestantes reunia-se então na Figueira da Foz para dar início a um projecto considerável: traduzir as Sagradas Escrituras para o português corrente, tornando a mensagem da Bíblia ainda mais acessível a toda a gente.

Esse processo levou cerca de 20 anos a ser completado e actualmente já foram impressos mais de 1.000.000 de volumes desta tradução. Apesar deste êxito editorial torna-se necessário proceder a uma revisão do trabalho inicial, mantendo-o actualizado em relação à evolução da língua portuguesa. Nesse sentido a equipa de tradutores, agora renovada, vem trabalhando nesse processo já há alguns meses.

Nos dias 22, 23, 24 e 25 do corrente mês esta equipa estará a trabalhar precisamente na Figueira da Foz (Hotel Atlântida), celebrando-se dessa forma a data significativa do lançamento do processo de tradução há 30 anos. O grupo de trabalho integra académicos de grande prestígio ligados aos campos da linguística, literatura e história, e o seu trabalho é baseado nos textos hebraicos e gregos reconhecidos como os mais fiáveis.

A Bíblia detém alguns dos recordes mais impressionantes: foi o primeiro livro a ser impresso, por Gutenberg; é de longe o livro mais divulgado (em 2001 e só as Sociedades Bíblicas Unidas distribuiram mais de 555 milhões de Escrituras, incluindo mais de 23 milhões de Bíblias completas); está traduzido em cerca de 2.300 línguas. É uma obra fundamental para a compreensão da história e cultura portuguesa, sendo que nos nossos dias continua a aumentar o número dos seus leitores em todos os estratos da população.

A Sociedade Bíblica de Portugal, reconhecida pelo Governo como Instituição de Utilidade Pública, foi fundada em 1835 e faz parte de uma família internacional, as Sociedades Bíblicas Unidas, presente em cerca de 200 países e territórios.

Mais informações:
Alfredo Abreu
Comunicação e Desenvolvimento

INFORMAÇÃO ADICIONAL

PROJECTO DE REVISÃO
Novo Testamento
Tradução Interconfessional em Português Corrente

Membros da Comissão de Revisão

· Tradutores:

- Prof. Dr. Rev. João Soares Carvalho (Professor Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Cónego da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica – Protestante)

- Prof. Dr. Rev. Joaquim Carreira das Neves (Professor da Universidade Católica Portuguesa, Membro da Ordem dos Franciscanos Menores – Católico)

- Prof. Dr. José Augusto Ramos (Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – Católico)